quinta-feira, 1 de agosto de 2024

PARADA FAZENDA GRANDE - Mais uma grande descoberta na Linha de Campos a Miracema.

A pequena e singela Parada Fazenda Grande ainda está lá - ou parte dela, uma de suas lateraisQue maravilha de achado!

Aparentemente esta seria uma parte da Plataforma, já que as bases dos trilhos de suporte da cobertura estão bem ao lado dela, o que nos faz supor que deveria existir a outra parte, uma estrutura idêntica de tijolinhos mais à esquerda da foto - que provavelmente foi destruída - compondo a plataforma da Parada. 


Abaixo, uma das bases de suporte da cobertura da plataforma da Parada que Paulo Neiva encontrou bem ao lado da base da plataforma que restou, onde se vê os trilhos cortados no maçarico. 


Ela ainda está lá resistindo ao tempo. Que maravilha de achado!


O pontilhão centenário que fica próximo da pequena Parada.

Paulo Neiva Pinheiro e a Parada Fazenda Grande. Mais uma grande descoberta!




iterere

 

Parada FAZENDA GRANDE

 

dr-jeronimo-batista

 

 Município: Campos-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 330,244

Altitude:  ?

Estação inaugurada em:  ?

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Demolida, só resta a antiga plataforma.

Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos. 

E. F. Leopoldina (n/d-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)




HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Parada Fazenda Grande.

 

A ESTAÇÃO:

E o amigo pesquisador e “desbravador” ferroviário fez mais uma grande descoberta: A até aqui desconhecida Parada Fazenda Grande! Segue seu relato:

“A Estação de Fazenda Grande - na verdade uma Parada bem simples mesmo - não tem data conhecida de sua inauguração. Fica no meio do nada, como se pode ver nas fotos desta matéria.

Confundida acidentalmente com a PE Dr. Jerônimo Batista no site do historiador Ralph Mennucci Giesbrecht, a Parada Fazenda Grande servia para atender à fazenda de mesmo nome, onde o trem atravessava suas terras.

No meio do nada e com uma plataforma bem singela, ela ainda está lá resistindo ao tempo. Mais um grande achado proveniente das pesquisas de campo. Não existem fotos dela na internet e pouquíssimos sabem de sua existência.

Fonte: Livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.”



Parte da plataforma toda feita em tijolinho maciço.


Uma parada bem singela, nos moldes tradicionais das pequenas Paradas.


Pontilhão do Ramal próximo da Parada.


Observem essa cabeceira feita de pedras e alvenaria, que luxo!


A linha, o pontilhão e a pequena Parada ao fundo....


Paulo Neiva encontrou esses pedaços de trilhos cortados no maçarico que penso serem as bases de suporte da cobertura da plataforma da Parada.  


Algumas ruínas espalhadas próximas à Parada Ferroviária.


Armazéns da Fazenda Grande.

Área da Fazenda Grande.


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