sábado, 20 de maio de 2017

Uma gratificante visita ao IPHAN-BH para conhecer a LOCOMOTIVA 120.





Após meu retorno a Belo Horizonte, aproveitei a manhã de terça-feira para uma visita ao IPHAN – Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sugestão de meu irmão Renato Mayrink, também ferroviário hoje na CBTU-RJ. Já tendo visitado o local, Renato trouxe a informação de uma bela Locomotiva estacionada no pátio do prédio destacando: vale a pena uma visita!
Já havia inclusive feito contato com Priscila Braga, do IPHAN-BH sobre minha visita.
Chegando ao local, após me apresentar como editor da página otremexpresso e que gostaria de fazer fotos da locomotiva, fui muito bem recebido por uma profissional da segurança do prédio. Disse que já aguardava minha visita e atenciosamente me levou até o local onde estava estacionada a imponente Locomotiva 120, uma Baldwin fabricada em 1927.
Enquanto fazia as fotos ela me informava da expectativa de todos no IPHAN para a chegada de mais duas Locomotivas para compor o acervo. Elas também ficarão expostas no pátio, já tendo inclusive os trilhos assentados para recebê-las. Daí em diante, foi aproveitar a bela manhã de sol para realizar os registros fotográficos que apresento a todos.
Terminada as fotos, a funcionária da segurança ainda trouxe mais uma grande notícia: a existência de outra Locomotiva estacionada num prédio em reforma, também do IPHAN.
Trata-se do antigo prédio administrativo da RFFSA – SR-2, que será transformado no Centro de Memória Ferroviária do IPHAN, mas isso já é assunto para nossa próxima publicação.
Por fim, trago um agradecimento especial a Priscila Braga pela atenção a mim dispensada. 
E também à profissional da segurança, a quem peço desculpas pela falta de seu nome nesta publicação. É que a empolgação foi tanta durante a visita que cometi o ato falho de não lembrar de lhe perguntar. Pela sua atenção e respeito ao meu trabalho, o meu muito obrigado! 

Obs.: O IPHAN fica na Rua Januária, 130, no Bairro Floresta - BH/MG


















 Acima e abaixo, os trilhos já estão assentados aguardando a chegada de duas novas Locomotivas para o acervo do IPHAN-BH.

Nenhum comentário: