Após
a gratificante visita ao IPHAN localizado na Rua Januária, Bairro Floresta,
segui a sugestão da funcionária da segurança daquele local e parti em busca do antigo
prédio em reforma localizado nas proximidades da Estação Central de Belo
Horizonte. Bastou atravessar a passagem subterrânea que liga à estação de trens
urbanos para me deparar com um belíssimo prédio em reformas, tendo em seus
jardins não apenas uma Locomotiva, como também um vagão de passageiros em
madeira.
Encontrei
funcionários trabalhando na reforma da edificação, que após meu pedido entraram
em contato com os responsáveis pela obra. Era o início de mais uma empolgante
visita!
Fui recebido por Eduardo Faleiro, a quem me apresentei falando do trabalho à frente do blog otremexpresso. Qual foi minha surpresa ao saber de Eduardo que estava diante do antigo Centro Administrativo da RFFSA – SR-2.
Fui recebido por Eduardo Faleiro, a quem me apresentei falando do trabalho à frente do blog otremexpresso. Qual foi minha surpresa ao saber de Eduardo que estava diante do antigo Centro Administrativo da RFFSA – SR-2.
Mais ainda!
Que o local também passou para a responsabilidade do IPHAN, devendo se tornar em breve o “Centro de Memória Ferroviária”.
Que o local também passou para a responsabilidade do IPHAN, devendo se tornar em breve o “Centro de Memória Ferroviária”.
Acompanhado
por Eduardo, pude visitar algumas salas e conhecer alguns objetos da época da
RFFSA. Não foi possível ver muito diante da ampla reforma que vem sendo
realizada, mas pude fazer alguns registros importantes mesmo sabendo por Eduardo que há muito a ser visto, quem sabe numa próxima visita quando tudo estiver pronto.
Em
seguida, Eduardo me falou do grande evento organizado pela CASACOR Minas
Gerais, que acontecerá no belo prédio de 12 de agosto a 17 de setembro deste
ano.
Apresentou
também todo o cronograma de restauração do belo vagão de passageiros estacionado
nos jardins, provavelmente um carro do Chefe do Trem. O vagão realmente necessita e merece uma bela e grandiosa reforma,
como pode se observado nas fotos.
Além
do vagão, não poderia faltar a grande estrela: a belíssima Locomotiva 20, uma Baldwin
fabricada em 1912, ainda como a pintura e o símbolo da EFOM.
Como
se trata de um jardim suspenso, a Locomotiva fica estacionada numa posição
destacada e bem visível. A grande estrela daquele que será o "Centro de Memória Ferroviária". Nas fotos abaixo, alguns registros, gravuras e equipamentos usados na antiga administração da RFFSA.
Para mim, esta visita foi o fechamento com chave de ouro de um grande fim de semana: grande viagem, grandes visitas e grandes descobertas!
O futuro Centro de Memória Ferroviária fica na Rua Sapucai, 383, junto à Estação Central de trens urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário