quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

ESTAÇÃO GOITACAZES - Transformada em Centro Cultural.

 
Acima e nas três fotos abaixo, a Estação de Goitacazes, hoje um Centro Cultural.





Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Goitacazes.



tai


Estação GOITACAZES-RJ

Antiga SÃO GONÇALO

 

dona-ana

 

 

Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Ramal de Santo Amaro de Campos – 328,640.

Altitude:  ?

Estação inaugurada em:  1873 ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Em 2022, Casa de Cultura.

Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.

 

Cia. E. F. Campos a São Sebastião (1873?-1889)

E. F. Macaé a Campos (1889-c. 1890)

E. F. Leopoldina (c. 1890-1975)

RFFSA (1975-1996)




HISTÓRICO DA LINHA:

Segundo cita o site “estacoesferroviarias” de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal, passando antes pela Estação de Goitacazes. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”

 

A ESTAÇÃO:

Seguindo em suas viagens de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina no Ramal de Santo Amaro de Campos, Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação de Goitacazes em 2022 quando fez as fotos aqui apresentadas. Na oportunidade, encontrou a antiga Estação sendo usada como Centro Cultural

Segundo o site estacoesferroviarias... 

"A ferrovia foi aberta pela E. F. Campos a São Sebastião em 1873 e chegava até São Sebastião, hoje um distrito de Campos. Mas não existe hoje uma Estação com o nome daquele distrito. A ferrovia somente foi estendida até Mineiros (João Amaro) em 1889. Em junho de 1910, a revista Brazil Ferrocarril informava que a Leopoldina estava reconstruindo a Estação de Goitacazes, em Campos, da E. F. Santo Amaro, o que leva a crer que o prédio atual é desta época. Em 1962, nos domingos, o trem partia da Estação de Campos às 09:20 da manhã e chegava a Goitacazes às 10:07."


Abaixo, a antiga Caixa d'água ainda está lá, ao lado da Estação.


Na sequência abaixo, a Estação de Goitacazes em detalhes.






As portas e janelas parecem ser as originais, dos tempos da ferrovia.




Recorte de jornal datado de 20 de setembro de 1892, quando a Estação teve seu nome mudado de “São Gonçalo” para “Goitacazes”.


Abaixo, edificações que remontam aos tempos da ferrovia.


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo destino que lhe foi dada. O mesmo não acontece com centenas vítimas da falta de projetos que pudesem ter utilidade pública. Mas isso os políticos desconhecem
Carlos Augusto.

Anônimo disse...

Os Trens tinham que estar passando ali...
Laudo Sturaro

Anônimo disse...

Olha ela aí! está bem preservada talvez a em melhor estado do Ramal! Grande abraço Amarildo!
Paulo Neiva Pinheiro