Acima, a antiga Estação de Taí em 2023 sendo utilizada como
moradia familiar, registro de Paulo Neiva Pinheiro.
Abaixo, a Estação em 2016, registro do acervo de Fernando
Marietan.
Abaixo, a antiga Estação de Taí em 2023 já com algumas modificações em sua arquitetura original, adaptada para moradia familiar. Registro de Paulo Neiva Pinheiro.
Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Taí.
Estação TAÍ-RJ
Antiga TAHÍ
Município: Campos
dos Goitacazes-RJ
Ramal de Santo Amaro de Campos – 334,100m.
Altitude: 10m.
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo
Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Em
2023, moradia familiar.
Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO DA LINHA:
Segundo cita o site
“estacoesferroviarias” de Ralph
Mennucci Giesbrecht... “A Cia. E. F. Campos a São
Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de
São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos,
que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada
mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de
Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto
terminal, passando antes pela Estação de Taí. Os trens de
passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente
assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”
A
ESTAÇÃO:
Seguindo em suas viagens de
pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina no Ramal de Santo Amaro de
Campos, Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação de Taí em 2023, encontrando-a sendo usada como moradia.
Segue seu relato...
“Não
consegui a data de inauguração desta Estação. Em 2023, o prédio servia como
moradia familiar e era possível perceber que foram feitos alguns “puxadinhos”
posteriormente. Quando pedi para fotografar o prédio o pessoal ficou meio “escabriado”
pensando ser eu algum agente do Governo, mas expliquei a eles que era apenas
uma pesquisa da história ferroviária. Em 1962, nos domingos, o trem partia da Estação
de Campos às 9:20 da manhã e chegava na Estação
Taí às 10:24.”
Abaixo, o que restou da antiga cobertura da plataforma: apenas dois suportes e um pequeno telhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário