segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

ESTAÇÃO TAÍ - Ainda resiste como moradia familiar.

 Acima, a antiga Estação de Taí em 2023 sendo utilizada como moradia familiar, registro de Paulo Neiva Pinheiro.

Abaixo, a Estação em 2016, registro do acervo de Fernando Marietan.


Abaixo, a antiga Estação de Taí em 2023 já com algumas modificações em sua arquitetura original, adaptada para moradia familiar. Registro de Paulo Neiva Pinheiro.


Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Taí.



jose-amaro

 

Estação TAÍ-RJ 

Antiga TAHÍ

 

goitacazes

 

 

Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Ramal de Santo Amaro de Campos – 334,100m.

Altitude: 10m.

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Em 2023, moradia familiar.

Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (n/d-1975)

RFFSA (1975-1996)



HISTÓRICO DA LINHA:

Segundo cita o site “estacoesferroviarias” de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal, passando antes pela Estação de Taí. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”

 

A ESTAÇÃO:

Seguindo em suas viagens de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina no Ramal de Santo Amaro de Campos, Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação de Taí em 2023, encontrando-a sendo usada como moradia. Segue seu relato...

“Não consegui a data de inauguração desta Estação. Em 2023, o prédio servia como moradia familiar e era possível perceber que foram feitos alguns “puxadinhos” posteriormente. Quando pedi para fotografar o prédio o pessoal ficou meio “escabriado” pensando ser eu algum agente do Governo, mas expliquei a eles que era apenas uma pesquisa da história ferroviária. Em 1962, nos domingos, o trem partia da Estação de Campos às 9:20 da manhã e chegava na Estação Taí às 10:24.”


Abaixo, o que restou da antiga cobertura da plataforma: apenas dois suportes e um pequeno telhado.


Nas quatro fotos abaixo, a Estação de Taí em vários ângulos e detalhes.





Próximo à Estação, um antigo prédio que remonta aos tempos da ferrovia: Talvez um armazém.


Nenhum comentário: