segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

ESTAÇÃO SANTO AMARO DE CAMPOS - Estação final do Ramal de mesmo nome.

 

Acima e na sequência abaixo, o que resta da antiga Estação de Santo Amaro de Campos em históricos registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2024.







Estação SANTO AMARO DE CAMPOS-RJ 


baixa-grande

  


Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Ramal de Santo Amaro de Campos – 353,740Km.

Altitude: 6m.

Estação inaugurada em: 15 de junho de 1908.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro feitas em 2024.

Uso atual: Em 2024 estava abandonada e em ruínas.

Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1908-1971)



HISTÓRICO DA LINHA:

Segundo cita o site “estacoesferroviarias” de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”

 

A ESTAÇÃO:

A Estação de Santo Amaro de Campos foi inaugurada em 1908. Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação em 2024 encontrando-a abandonada em ruínas. Segundo se consta, sua abertura deu-se para favorecer o Senador Pinheiro Machado, que tinha fazenda nas proximidades.

Em 1962, nos domingos, o trem partia da Estação de Campos às 9:20 da manhã e chegava a Santo Amaro às 11:15. Partia de volta às 13 horas.

A Estação foi fechada "em caráter definitivo" em 01 setembro de 1971, de acordo com o relatório da Leopoldina desse ano.

Por ter uma ferrovia própria, a Usina Santo Amaro - que ficava localizada próxima à Estação - foi uma das últimas a continuar operando. Em 1988, ainda operava com Locomotivas a Vapor. Atualmente, a ferrovia também não opera mais.



Acima e abaixo, a Estação de Santo Amaro de Campos em 2011 sob o olhar de Jair Barreiros.

Abaixo, a Estação de Santo Amaro de Campos em 2019 sob o olhar de Fábio Martins da Cruz.


Na sequência abaixo, o que sobrou da antiga Estação de Santo Amaro de Campos em detalhes, por paulo Neiva Pinheiro.

















Acima e abaixo, o que sobrou do que parece ter sido a Caixa d'água que existia na Estação. Na foto acima, vê-se a estação ao fundo.



Um comentário:

Anônimo disse...

É com o coração entristecido que revejo a Estação de Santo Amaro de Campos no estado de extremo abandono. O chefe daquela, José Antônio Vilaça, por volta dos anos 70/80 foi removido pelo distrito de Campos dos Goytacazes RJ para Conselheiro Josino, para assumir a Vaga do Chefe da Estação Eurides Leal, também transferido a pedido, para Bonsucesso, senão me falha a memória. Eu era agente de Estação responsável pela mesa de arrecadações e Nelson F. Rodrigues pela exportação. José Andrade, Chefe da Estação e grande amigo foi transferido para Praia Formosa, posteriormente para Vitória, onde seus filhos estavam estudandos e algum deles já estavam trabalhando naquela Cidade, em casa de seus tios. Nesse caso, foi ideal para todos!!!! Essas recordações deixam-me gratificado pela minha trajetória funcional. Agente Chefe de Estação. Aposentando-me como Tesoureiro em Campos dos Goytacazes, com o salário que era idêntico ao meu, considerando as gratificaçoes adicionais. Abraços aos Colegas Ferroviários.
José Carlos Bissonho