sábado, 18 de janeiro de 2025

ESTAÇÃO BAIXA GRANDE - Pela proximidade, parece ter sido construída para atender à Usina de Santo Amaro.

Acima e nas duas fotos abaixo, detalhes da antiga Estação, que passou por mudanças de detalhes como portas e janelas para atender ao DPO da Polícia Militar.



Paulo Neiva Pinheiro e mais uma grande descoberta: a Estação de Baixa Grande.


 



santo-amaro-de-campos

  

Estação BAIXA GRANDE-RJ 


mussurepe


 

Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Ramal de Santo Amaro de Campos – 349,439Km.

Altitude: 7m.

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Servindo como DPO da Polícia Militar.

Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (n/d-1975)

RFFSA (1975-1996)




HISTÓRICO DA LINHA:

Segundo cita o site “estacoesferroviarias” de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal, passando antes pela Estação de Baixa Grande. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”


A ESTAÇÃO:

A Estação de Baixa Grande era tida como “demolida e não encontrada” em quase todas as fontes de pesquisas ferroviárias. Mas o desbravador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro desvendou mais um mistério: a Estação está lá!

Segue o relato de Paulo Neiva... “Encontrei a Estação de Baixa Grande meio sem querer, quando fazia pesquisas e fotografava a Usina de Santo Amaro. Foi sem dúvida uma grata surpresa encontrá-la, já que era tida como demolida. Não existe qualquer informação sobre a data de sua inauguração, mas a julgar pela proximidade com a Usina de Santo Amaro, que é de 1949, talvez a Estação seja da mesma época, tendo em vista a arquitetura usada na sua construção, com a cobertura da plataforma em laje de concreto. Provavelmente foi mesmo construída pela E. F. Leopoldina para atender à Usina de Santo Amaro, tendo em vista sua proximidade. Hoje o prédio da antiga Estação serve como DPO da Polícia Militar da localidade.”


Nas quatro fotos abaixo, detalhes da antiga Estação, que passou por mudanças de detalhes como portas e janelas para atender ao DPO da Polícia Militar.





A rampa da antiga plataforma de embarque/desembarque ainda está lá, relembrando os tempos da ferrovia. 


Nas duas fotos abaixo, detalhe das janelas de uma das cabeceiras da Estação. É possível perceber que as janelas originais eram quadradas. Modificações que entenderam necessárias para a nova função do prédio. O mesmo aconteceu com as portas e janelas frontais.


Outro detalhe que chamou a atenção de Paulo Neiva foi a cobertura da plataforma em laje de concreto e estilo moderno, confirmando ser um prédio bem mais novo que as demais Estações do Ramal.


Próximo à Estação existe um pedaço de trilho fincado como estaca, usado com objetivo desconhecido.


Um comentário:

Anônimo disse...

Achei meio sem querer essa ai kkkk mas tá valendo! Só tenho a agradecer! Sempre muito bom poder contribuir com seu grande trabalho! Grande abraço!
Paulo Neiva Pinheiro