sábado, 18 de janeiro de 2025

ESTAÇÃO BAIXA GRANDE - Pela proximidade, parece ter sido construída para atender à Usina de Santo Amaro.

Matéria atualizada em 17 de fevereiro de 2025.

Acima, graças à importante observação do amigo leitor de nossa página Thiago, de Campos-RJ, que já tinha visto esta foto publicada aqui na página, um belo registro da Locomotiva 221 a serviço da Usina Santo Amaro em frente à Estação Baixa Grande - do acervo de Manoel Monachesi. É possível ler o dístico da Estação, logo acima do farol da Locomotiva. Obrigado Thiago!!


Acima e nas duas fotos abaixo, detalhes da antiga Estação, que passou por mudanças de detalhes como portas e janelas para atender ao DPO da Polícia Militar.



Nas duas fotos abaixo, mais dois belos registros da Locomotiva 221 a serviço da Usina Santo Amaro manobrando próximo à Estação Baixa Grande - do acervo de Manoel Monachesi.


Paulo Neiva Pinheiro e mais uma grande descoberta: a Estação de Baixa Grande.


 



santo-amaro-de-campos

  

Estação BAIXA GRANDE-RJ 


mussurepe


 

Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Ramal de Santo Amaro de Campos – 349,439Km.

Altitude: 7m.

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Servindo como DPO da Polícia Militar.

Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (n/d-1975)

RFFSA (1975-1996)




HISTÓRICO DA LINHA:

Segundo cita o site “estacoesferroviarias” de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal, passando antes pela Estação de Baixa Grande. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”


A ESTAÇÃO:

A Estação de Baixa Grande era tida como “demolida e não encontrada” em quase todas as fontes de pesquisas ferroviárias. Mas o desbravador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro desvendou mais um mistério: a Estação está lá!

Segue o relato de Paulo Neiva... “Encontrei a Estação de Baixa Grande meio sem querer, quando fazia pesquisas e fotografava a Usina de Santo Amaro. Foi sem dúvida uma grata surpresa encontrá-la, já que era tida como demolida. Não existe qualquer informação sobre a data de sua inauguração, mas a julgar pela proximidade com a Usina de Santo Amaro, que é de 1949, talvez a Estação seja da mesma época, tendo em vista a arquitetura usada na sua construção, com a cobertura da plataforma em laje de concreto. Provavelmente foi mesmo construída pela E. F. Leopoldina para atender à Usina de Santo Amaro, tendo em vista sua proximidade. Hoje o prédio da antiga Estação serve como DPO da Polícia Militar da localidade.”


Para minha grande surpresa e alegria, logo que publiquei esta matéria, recebi a seguinte mensagem/comentário do amigo leitor Thiago, de Campos-RJ:

“Bom dia, pois é ela está aqui no blog e em frente a Estação. A locomotiva 221 aparece em três fotos com a pintura em verde só com tender, a observação é que a descrição está incorreta, pois diz que está na Usina Victor Sence, em Conceição de Macabu (correção feita). Esta 221 nunca foi da Usina Victor Sence> Foi da Leopoldina por muito tempo, e depois vendida a Usina Santo Amaro, e em 94 vendida e transferida para Cruzeiro SP, onde está até hoje. A Usina teve ela e a icônica locomotiva 50 Tentugal 0-10-0 que hoje está lá por Campinas SP. Em uma das 3 fotos irá ver bem ao canto o dístico, Baixa Grande. Parabéns ao blog e o Paulo Neiva, abraço de Thiago, de Campos-Rj.”


Nas quatro fotos abaixo, detalhes da antiga Estação, que passou por mudanças de detalhes como portas e janelas para atender ao DPO da Polícia Militar.





A rampa da antiga plataforma de embarque/desembarque ainda está lá, relembrando os tempos da ferrovia. 


Nas duas fotos abaixo, detalhe das janelas de uma das cabeceiras da Estação. É possível perceber que as janelas originais eram quadradas. Modificações que entenderam necessárias para a nova função do prédio. O mesmo aconteceu com as portas e janelas frontais.


Outro detalhe que chamou a atenção de Paulo Neiva foi a cobertura da plataforma em laje de concreto e estilo moderno, confirmando ser um prédio bem mais novo que as demais Estações do Ramal.


Próximo à Estação existe um pedaço de trilho fincado como estaca, usado com objetivo desconhecido.


3 comentários:

Anônimo disse...

Achei meio sem querer essa ai kkkk mas tá valendo! Só tenho a agradecer! Sempre muito bom poder contribuir com seu grande trabalho! Grande abraço!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Na primeira foto da pra ver os maquinários da Usina bem atrás da Estação. Tudo foi removido e vendido como sucata…
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Olá, de nada meu caro Amarildo Mayrink, é um prazer esta contribuindo de alguma forma para estes belos trabalhos em registros ferroviarios em seu blogger, sou maravilhado pelas ferrovias, e locomotivas vapor pricipalmente por aqui que ja teve muitas sob linhas particulares das diversas usinas de açucar e alcool, no youtube o Memoria do Trem, tem belos registros desta época com a 221, a 50 Tentugal, a 327 que ja andou por aqui tambem e as diversas Baldwin da Usina Barcelos no vizinho municipio; Parabens e sempre maravilhado com as postagens e as pesquisas de campo principalmente pelo interior e norte do RJ, Abraço!. Thiago.