domingo, 28 de setembro de 2014

ESTAÇÃO VOLTA GRANDE - Ela já foi a Estação Terminal nos primeiros tempos da EFL - Porto Novo do Cunha-Volta Grande.









Foto-acervo de Elder Sandin.








Foto-acervo Manoel Monachesi.


 

Linha do centro - 267,778 (1960)

Inaugurada em 08/10/1874

Altitude - 215m

Uso atual - Alojamento de turma e de equipamentos para manutenção pela FCA

Com trilhos

Estive no local da Estação em setembro de 2014







Seguindo pelas linhas da Estrada de Ferro Leopoldina, chegamos à Estação Volta Grande, no Município de mesmo nome. O trecho é usado para o transporte de Bauxita pela FCA. Em seu entorno ainda vemos prédios antigos - incluido o prédio onde funcionava o Hotel - que nos faz imaginar o grande movimento de passageiros naquela estação, que também servia de ponto de partida para o extinto ramal de Pirapetinga, que funcionou de 1880 a 1964. Foi estação terminal nos primeiros tempos de funcionamento da Estrada de Ferro Leopoldina.
Existem ainda duas casas que compõem o complexo da estação, uma de cada lado, uma maior e mais próxima que aparenta ainda estar sendo usada com fins ferroviários e outra, provavelmente uma antiga casa de turma, hoje usada como moradia. 
Bem próxima à estação uma aconchegante e arborizada praça. Dali segui para Trimonte onde, logo após saírmos de Volta Grande existe um cruzamento de uma rodovia vicinal de terra com a linha férrea, rodovia esta que margeia praticamente toda a extensão da linha férrea até a cidade de Recreio.
No pátio da estação encontra-se um pequeno pontilhão junto a várias peças de reposição e manutensão da via permanente.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário