terça-feira, 16 de setembro de 2014

LOCOMOTIVA 51, patrimônio da ABPF-PN - prazer em conhecer.


A belíssima Locomotiva 51, patrimônio da ABPF-PN






Estação Além Paraíba, hoje sede do Museu Ferroviário da ABPF-PN.






Desenho do símbolo original da Leopoldina Railway, uma das belas peças do Museu Ferroviário.





Última escala da excursão ferroviária realizada no domingo, 14 de setembro, estive em Além Paraíba para uma belíssima experiência: conhecer a Locomotiva 51, da ABPF-Porto Novo, sob os cuidados de Valério Bagule acompanhado do fiel escudeiro, seu filho Caio Franco.
Ao mesmo tempo em que curti muito conhecer a bela Locomotiva e ouvir as muitas histórias de Valério, ficou também uma ponta de tristeza de ver a última rotunda de bitola estreita do Brasil – patrimônio histórico de Além Paraíba - completamente abandonada, já tendo desabado uma parte dela.
Num verdadeiro “embróglio” envolvendo município, igreja e por que não a própria justiça, um dos mais belos patrimônios da ferrovia no Brasil vai se acabando diante do completo abandono sem que ninguém perceba a dimensão histórica, o potencial turístico e cultural de uma das mais imponentes obras realizadas no final do século 19.
Mas... voltando a falar de bons momentos, tive a oportunidade de conhecer a antiga Oficina de Porto Novo e sua belíssima Rotunda, oportunidade de conhecer um valoroso acervo. Belos vagões e a imponente Locomotiva 51, menina dos olhos de Valério e Caio, uma Locomotiva 2-4-2 americana de 1880 que num trabalho 100% artesanal - de “formiguinha” mesmo – segue passando por uma reforma completa. O sonho: vê-la tracionando pelos trilhos que cortam as ruas da cidade levando turistas e moradores em romântico passeio.
É realmente empolgante ver uma pessoa praticamente sozinha tão empenhada em manter viva a história da ferrovia, tão importante para a cidade. 

De resto, sigo em frente, pois ainda tem muita estação para visitar, certo de que voltarei outras vezes a Além Paraíba. Mas fico na torcida pelo sucesso deste maravilhoso trabalho, na esperança de um dia poder fazer esta viagem a bordo da 51 muito bem acompanhado por Valério Bagule e seu fiel escudeiro Caio Franco.











No pátio das antigas oficinas, vagões aguardam juntos à bela Locomotiva 51 o grande dia do desfile triunfal pelas ruas de Além Paraíba. 












Abaixo, o lado triste da história: parte da rotunda - patrimônio histórico de Além Paraíba - já caiu e o restante está comprometido diante do total abandono.










Nas fotos acima e abaixo, dois grandes momentos das oficinas de Porto Novo e sua velha rotunda.








O prédio do SENAI.









Nenhum comentário:

Postar um comentário