quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESTAÇÃO MELLO BARRETO - Nela encontramos a belíssima Ponte Preta no entroncamento para o Ramal do Sumidouro.

Matéria atualizada em 23 de julho de 2021.




Recebi recentemente as duas belas e interessantes fotos da Estação de Mello Barreto apresentadas acima, do acervo da Família Roxo Motta, comprovando que na verdade não se tratava de uma simples estação ou de uma pequena parada, mas sim de um verdadeiro “complexo ferroviário”. Até aqui imaginava que a estação de Mello Barreto era composta de um módulo apenas, um único prédio, como as últimas fotos da estação em atividade nos faziam crer.

Com as novas fotos podemos perceber que na verdade a Estação de Mello Barreto era composta de três módulos, três prédios, sendo os dois maiores um ao lado do outro, tendo entre eles três linhas, como apresentada na ilustração abaixo.


Acima, uma ilustração do posicionamento dos módulos e da provável distribuição das linhas no pátio da Estação de Mello Barreto utilizando uma imagem aérea do Google Earth. 




Acima, foto feita por mim em visita ao local em setembro de 2014, onde é possível observar que ainda existem mais duas plataformas perdidas no meio do mato. Elas pertenciam ao 2° módulo, mais próximo ao rio e ficam paralelas à plataforma maior do 1° e principal módulo.





Acima, a plataforma do Módulo Principal da Estação Mello Barreto.



A estrutura do antigo Girador de Locomotivas.




Abaixo, a majestosa Ponte Preta, que atravessa o Rio Paraíba do Sul seguindo pelo Ramal de Sumidouro.







Segundo os atuais moradores do Sitio Mello Barreto, esta Capela teria sido erguida em louvor a São José.








Abaixo, os três últimos registros do trem na estação de Mello Barreto.












Estação MELLO BARRETO
Antiga Entroncamento



Saída para o Ramal de Sumidouro-RJ



Município: Além Paraíba
Ramal: Linha do Centro – Km 248,633 (1960)
Altitude: 136m.
Estação inaugurada em:  20 de abril de 1887.
Estive no local em:  25 de setembro de 2014.
Uso atual: Propriedade rural. A estação foi demolida, existindo apenas as plataformas e a estrutura em pedras do tanque do antigo girador de locomotivas, além da majestosa Ponte Preta.
Situação Atual – Trecho sob concessão particular, aguardando o início do funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.


E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA – (1975-1996)


 




HISTÓRICO:

Indo ao encontro da famosa e bela Ponte Preta, cheguei ao Sítio Mello Barreto sendo muito bem recebido pelo Sr. Selmo Juarez de Souza Cézar e sua família. E foi o Sr. Selmo que me orientou sobre localização da Estação Mello Barreto, da qual só resta a antiga plataforma de embarque e desembarque e o antigo Girador de Locomotivas.

De sua propriedade pude chegar também à imponente Ponte Preta, uma verdadeira obra de arte de engenharia - especialmente levando-se em conta a época em que foi construída - e realizar uma grandiosa e detalhada seqüência de fotos desta magnífica construção férrea. 


A ESTAÇÃO:

Estação Mello Barreto era a primeira parada após o trem deixar Além Paraíba indo para Recreio. Servia como entroncamento para o Ramal do Sumidouro, que ligava a Linha do Centro da Leopoldina à linha do Cantagalo, passando por Nova Friburgo. Era ali que acontecia a baldeação dos passageiros da Leopoldina vindos do Rio de Janeiro, onde aguardavam para seguirem pelo Ramal do Sumidouro, acabando por ser conhecida como Entroncamento.
A estação Mello Barreto também ficou conhecida como estação São José e Pântano.

Entre a antiga estação e a belíssima Ponte Preta, obra escultural que atravessa o Rio Paraíba, existe o fosso do antigo Girador de Locomotivas. 
Também próximo à antiga estação ainda existe uma Capela que o Sr. Selmo e seus familiares repassam a história que lhes foi contada de que ela teria sido erguida em louvor a São José, fato que vem de encontro a um dos nomes conhecidos dados à estação.










Abaixo, detalhes do antigo Girador de Locomotivas.








A bela Capela que, supõe-se, tenha sido erguida em louvor a São José.






Na seqüência abaixo, a imponente Ponte Preta, desvendada em detalhes.



























3 comentários:

Anônimo disse...

ESTAÇÃO DE MELLO BARRETO
data: 12/04/2016 de: MARCO ANTÔNIO TEIXEIRA FRANCISCO
Obrigado pela belíssima explanação sobre o assunto. Eu tb fui muito bem recebido pelo Sr. Selmo que me deu as dicas sobre a Estação, o Retorno e a Igreja.
Mas vc, foi mais cirúrgico e lhe dou os parabéns por isso. Valeu.

Amarildo Mayrink disse...

ESTAÇÃO DE MELLO BARRETO
data: 14/04/2016 | de: Amarildo Mayrink
Pois é Marco Antônio, tem sido extremamente prazeroso realizar este trabalho. Melhor ainda quando somos bem recebidos, como o caso do Sr. Selmo! Mas o que me fascinou realmente foi a belíssima e muito bem trabalhada estrutura da ponte.
Vamos em frente, pois ainda tem muita estação, localidades e histórias para conhecer.
Grande abraço.

RANDOLFO CARLOS disse...

Realmente é uma lastima o que fizeram as nossa ferrovias.Só se vê abandono e não temos uma politica de recuperação.