
Estação P.T. SATIRO
muqui
Município: Muqui-ES
Linha Do Litoral - Km 449,310 (1960)
Altitude: 201 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Ignorado Prédio novo, funcionou um bar há pouco tempo. prédio antigo, moradia.
Situação Atual – Tráfego suspenso, com trilhos.
E. F. Leopoldina ( ? -1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e de Da Silva Junior , chegamos à Estação Posto Telegráfico Satiro.
Paulo Neiva Pinheiro esteve no Posto Telegráfico Satiro em 2022 trazendo seu relato...
“O Posto Telegráfico de Satiro servia para
embarque de pessoas e de materiais. O prédio mais antigo ainda está lá! Ele foi
desativado para a abertura de outro com linhas mais modernas. Não se tem as
datas de construção de ambos. Os dois prédios estão localizados na zona rural
do município de Muqui-ES. O 1º e histórico prédio está bem preservado. Já o 2°
prédio com linhas mais modernas parece que funcionou até pouco tempo como bar na localidade. A
linha também está preservada no local. Próximo aos PT’s podemos ver uma antiga construção
que teria servido como Casa do Chefe da Estação; Casa de Turma
ou Armazém de Cargas. No Livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de
1960 podemos ver o posto listado no KM 449.310.”
Página do livro onde se encontra listado o Posto Telegráfico
grifado por Paulo Neiva de vermelho com sua quilometragem.


Uma construção que remonta aos primeiros tempos da ferrovia no local e parece ter sido construído pela EFL. Fica bem próxima aos prédios do Posto Telegráfico e pode ter sido a Casa do Chefe da Estação; Casa de Turma ou Armazém de Cargas.
Essas pedras ai espalhadas despertaram a atenção de Paulo Neiva: "não sei de onde eram.. embora
pareçam pedras de acabamentos de plataformas de embarque."
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