sexta-feira, 8 de agosto de 2025

ESTAÇÃO SATIRO - Posto Telegráfico. O antigo e o novo prédio ainda estão lá.

 Acima e na sequência abaixo, o prédio mais moderno, que esteve até pouco tempo servindo como bar. Prédio provavelmente construído na década de 70. Registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2022.




Na sequência abaixo, o antigo Posto Telegráfico, prédio Histórico ainda preservado, hoje servindo como moradia. Sua data de inauguração é desconhecida.


Neste ângulo, o novo prédio visto da plataforma do prédio antigo.

O dístico com o nome ainda aparente no antigo prédio.

Plataforma feita com base de dormentes. Belo prédio cheio de história.



Na sequência abaixo, o novo e o antigo prédio do Posto Telegráfico Satiro em fotos de Da Silva Junior feitas em janeiro de 2015.


Abaixo, Da Silva Junior registrou a Caixa d'água que ainda estava lá em 2015.


Próximo aos prédios do Posto Telegráfico, outra construção que remonta aos primeiros tempos da ferrovia e parece ter sido construído pela EFL. Pode ter sido uma Casa do Chefe da Estação; Casa de Turma ou Armazém de Cargas.


Paulo Neiva e o prédio mais novo do Posto Telegráfico Satiro.




parada-laginha


Estação P.T. SATIRO


muqui



Município: Muqui-ES

Linha Do Litoral - Km 449,310 (1960)

Altitude: 201 m

Estação inaugurada em: ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Ignorado Prédio novo, funcionou um bar há pouco tempo. prédio antigo, moradia.

Situação Atual – Tráfego suspenso, com trilhos. 


E. F. Leopoldina ( ? -1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e de Da Silva Junior , chegamos à Estação Posto Telegráfico Satiro.

Paulo Neiva Pinheiro esteve no Posto Telegráfico Satiro em 2022 trazendo seu relato...

“O Posto Telegráfico de Satiro servia para embarque de pessoas e de materiais. O prédio mais antigo ainda está lá! Ele foi desativado para a abertura de outro com linhas mais modernas. Não se tem as datas de construção de ambos. Os dois prédios estão localizados na zona rural do município de Muqui-ES. O 1º e histórico prédio está bem preservado. Já o 2° prédio com linhas mais modernas parece que funcionou até pouco tempo como bar na localidade. A linha também está preservada no local. Próximo aos PT’s podemos ver uma antiga construção que teria servido como Casa do Chefe da Estação; Casa de Turma ou Armazém de Cargas. No Livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 podemos ver o posto listado no KM 449.310.”


Página do livro onde se encontra listado o Posto Telegráfico grifado por Paulo Neiva de vermelho com sua quilometragem.


Abaixo, mais alguns registros do Posto Telegráfico Satiro feitos por Paulo Neiva em 2022.

O desvio para o prédio mais novo.


Placas da VLI nos dois prédios.


Na sequência abaixo, o Posto Telegráfico em mais alguns registros de Da Silva Junior feitos em janeiro de 2015. 






Abaixo, o antigo Posto Telegráfico, prédio Histórico ainda preservado.



Plataforma feita com base de dormentes. Prédio belo e cheio de história.



Paulo Neiva e o antigo prédio da Estação.



Uma construção que remonta aos primeiros tempos da ferrovia no local e parece ter sido construído pela EFL. Fica bem próxima aos prédios do Posto Telegráfico e pode ter sido a Casa do Chefe da Estação; Casa de Turma ou Armazém de Cargas.


A Linha do Litoral.


Pontilhão antes da chegada ao PT vindo de Muqui-ES.

Um AMV ou o que sobrou dele.


Essas pedras ai espalhadas despertaram a atenção de Paulo Neiva: "não sei de onde eram.. embora pareçam pedras de acabamentos de plataformas de embarque."



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