terça-feira, 28 de setembro de 2021

ESTAÇÃO SAPUCAIA - Uma das mais belas Estações Ferroviárias da região.

 

Matéria atualizada em 18 de fevereiro de 2023.

 

Acima e na seqüência abaixo, a Estação de Sapucaia em belíssimos registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em setembro de 2022. 







Abaixo, interessante "ontem & hoje" da Estação de Sapucaia.

Abaixo, o Trem na Estação de Sapucaia neste histórico registro de Hugo Caramuru.





benjamin-constant


 

Estação SAPUCAIA

 

anta

 

 

 

Linha Auxiliar: Km 212,375 (1928).

Altitude: 214m.

Estação inaugurada em: 20 de janeiro de 1871.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Daniel Guimarães, Amigos do Trem e Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Museu/Centro Cultural. 

Situação Atual – Aguardando liberação para funcionamento do Trem Turístico Rio/Minas.

 

E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1871-1890)

E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)

E. F. Central do Brasil – Linha Auxuliar (1911-1965)

E. F. Leopoldina (1965-1975)

RFFSA (1975-1997)




HISTÓRICO:

Segundo a página Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, a Estação de Sapucaia foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo. Este ramal foi reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.

É a última Estação em território do Estado do Rio de Janeiro antes de a linha cruzar novamente o rio Paraíba e retornar a Minas Gerais.

 

A ESTAÇÃO:

Graças às valiosas contribuições de Daniel Guimarães, Amigos do Trem e de Paulo Neiva Pinheiro, apresentamos mais um belo prédio ferroviário: a Estação de Sapucaia. 

Através dos belíssimos registros fotográficos apresentados pelos amigos da página, vemos que se trata de um prédio realmente diferenciado - uma das mais belas Estações da região - que após viver anos sombrios de abandono e quase-ruína total, passou por grande reforma e hoje abriga o Museu e o Centro Cultural do Município.

A comunidade aguarda ansiosa pela liberação e início do funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas, já que a estação será sem dúvida um dos atrativos do percurso.


Na seqüência abaixo, detalhes da belíssima Estação de Sapucaia pelas lentes de Daniel Guimarães.


Na seqüência abaixo, a composição do futuro Trem Turístico Rio-Minas passando pela Estação de Sapucaia em viagem experimental e estacionada na plataforma em evento promocional.


Na seqüência abaixo, mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro.










Acima, a quilometragem dos tempos em que a Estação pertencia à E. F. Dom Pedro II. 

Abaixo, mais alguns detalhes da belíssima Estação de Sapucaia pelas lentes de Daniel Guimarães.





4 comentários:

Anônimo disse...

Tive o prazer de passar de trem por essa estação algumas vezes no trem Rio-Recreio, nos anos 79/80. Embora o trem fosse super desconfortável, restam somente as saudades da viagem, que demoraram cerca de 16/17 horas.
Cláudio Bonfim

Anônimo disse...

Pois é, Cláudio Bonfim... Queria eu ter pego essa época. O trem podia ser até desconfortável, mas a paisagem de serra pela janela compensava toda a viagem longa.
Carlos Mendonça

Anônimo disse...

Brevemente estarei passando por aí!!!
Lenoir De Souza Ramos

Anônimo disse...

Sempre uma grande honra poder contribuir!!!
Paulo Neiva Pinheiro