sábado, 19 de março de 2016

LOCOMOTIVA N° 313 - Com a valiosa colaboração de Hugo Caramuru, o resgate de mais uma bela história da Leopoldina através da Restauração Fotográfica.


Há alguns dias atrás o grande amigo e importante colaborador de nosso site Hugo Caramuru publicou belíssima foto em sua página no facebook com o seguinte enunciado:


“LOCOMOTIVA 313 E. F. LEOPOLDINA – Esta foto consegui há 30 anos com a viúva do maquinista então em pé na frente da Locomotiva... ela disse que ele e o foguista morreram num acidente.”


 


Trata-se de uma das mais belas fotos de Locomotiva que já tinha visto, principalmente pelo seu valor histórico e sentimental. Nela a bela Locomotiva Pacific n° 313 ladeada por seu Maquinista José dos Santos e por seu Foguista José Godinho. 

Acompanhando a foto o pequeno bilhete da viúva do maquinista, em destaque abaixo:

 

Após a postagem de Hugo Caramuru, vieram belos comentários sobre a foto, onde destaco os textos de outro grande amigo Gutierrez Lhamas Coelho, que por si só renderam mais uma bela história.

Gutierrez Lhamas Coelho:

“Um tio meu, distante (mais parente da minha mãe) era o maquinista da 319, numa época em que o motivo de orgulho era polir todos os metais da locomotiva, deixando-a brilhante e bonita.

Quantas vezes, na minha infância ubaense, vi a 313 puxando o ‘Expresso Barão de Mauá a Ponte Nova’. Eu gostava de brincar adivinhando o número da locomotiva antes que ela arrancasse da Estação de Ubá, rumo a Visconde do Rio Branco.

Por alguns anos, junto com meu avô materno, ex-funcionário da Leopoldina Raliway em Bicas na função de caldeireiro, viajei no trecho Ubá a Bicas e vice versa lá pelos 1950. Pura aventura de menino, que nenhum garoto de hoje em dia nem de longe terá a oportunidade de viver.

Para os saudosistas uma destas Pacific,  a 327, sobreviveu e está - graças aos deuses protetores das locomotivas a vapor - nas mãos da ABPF. Breve ela poderá ser vista em São Lourenço - MG, totalmente reformada.”


Enfim, apresento o resultado da restauração fotográfica que realizei com extremo carinho, presente ao grande amigo e colaborador Hugo Caramuru e a todos os leitores amantes das mais belas histórias da Estrada de Ferro leopoldina e demais ferrovias deste nosso imenso Brasil.




Abaixo, mais um belíssimo registro fotográfico da Pacific N° 313, dos arquivos de Jonas Martins.




5 comentários:

Anônimo disse...

Locomotiva 313
data: 18/03/2016 | de: José Batista
É LINDA ESTA IMAGEM! FICO FELIZ EM SABER QUE AINDA EXISTE GENTE QUE CURTE, MAS É COMO DIGO, ACABARAM COM A FERROVIA, MAS NÃO ACABARAM COM OS FERROVIÁRIOS!!!!

Amarildo Mayrink disse...

Locomotiva 313
data: 18/03/2016 | de: Amarildo Mayrink
Caro Jose Batista, escrevemos as mais belas páginas da história deste Pais. Tenho muito orgulho de ser FERROVIÁRIO e é isto que me impulsiona a continuar com este trabalho, além é claro, de suas palavras de estímulo. Grande abraço.

Anônimo disse...

Re:Locomotiva 313
data: 18/03/2016 | de: João Batista
OBRIGADO COMPANHEIRO! SINTO-ME COMO SE ESTE ABRAÇO, UM ABRAÇO AO VIVO TAMANHA E MINHA EMOÇÃO! RECEBA DE VOLTA UM TAMBÉM FORTE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Trem Expresso
data: 28/02/2016 | de: Elcy Andrade Demetrio
Parabéns pelo belíssimo trabalho, pela recuperação de tantos e importantíssimos dados que nos fazem reviver os saudosos tempos do trem de ferro que, tal como uma música, ainda vibra em nosso coração o apito da locomotiva, sempre alegre e emocionante. Sou de família ferroviária e esse trabalho, para mim, é de um valor intenso. Só tenho a agradecer-lhe pela alegria que me proporcionou.

Tiago Paraisópolis mg disse...

Existe um pequeno vídeo desta locomotiva trafegando no ramal de Piranguinho até Paraisópolis..no vídeo mostra ela passando nas proximidades de Brasópolis mg. Pode ver este vídeo no YouTube é só digitar trem em Brasópolis..no vídeo é bem nítido o número da locomotiva ..muito legal .