sábado, 19 de março de 2016

LOCOMOTIVA N° 313 - Com a valiosa colaboração de Hugo Caramuru, o resgate de mais uma bela história da Leopoldina através da Restauração Fotográfica.


Há alguns dias atrás o grande amigo e importante colaborador de nosso site Hugo Caramuru publicou belíssima foto em sua página no facebook com o seguinte enunciado:


“LOCOMOTIVA 313 E. F. LEOPOLDINA – Esta foto consegui há 30 anos com a viúva do maquinista então em pé na frente da Locomotiva... ela disse que ele e o foguista morreram num acidente.”


 


Trata-se de uma das mais belas fotos de Locomotiva que já tinha visto, principalmente pelo seu valor histórico e sentimental. Nela a bela Locomotiva Pacific n° 313 ladeada por seu Maquinista José dos Santos e por seu Foguista José Godinho. 

Acompanhando a foto o pequeno bilhete da viúva do maquinista, em destaque abaixo:

 

Após a postagem de Hugo Caramuru, vieram belos comentários sobre a foto, onde destaco os textos de outro grande amigo Gutierrez Lhamas Coelho, que por si só renderam mais uma bela história.

Gutierrez Lhamas Coelho:

“Um tio meu, distante (mais parente da minha mãe) era o maquinista da 319, numa época em que o motivo de orgulho era polir todos os metais da locomotiva, deixando-a brilhante e bonita.

Quantas vezes, na minha infância ubaense, vi a 313 puxando o ‘Expresso Barão de Mauá a Ponte Nova’. Eu gostava de brincar adivinhando o número da locomotiva antes que ela arrancasse da Estação de Ubá, rumo a Visconde do Rio Branco.

Por alguns anos, junto com meu avô materno, ex-funcionário da Leopoldina Raliway em Bicas na função de caldeireiro, viajei no trecho Ubá a Bicas e vice versa lá pelos 1950. Pura aventura de menino, que nenhum garoto de hoje em dia nem de longe terá a oportunidade de viver.

Para os saudosistas uma destas Pacific,  a 327, sobreviveu e está - graças aos deuses protetores das locomotivas a vapor - nas mãos da ABPF. Breve ela poderá ser vista em São Lourenço - MG, totalmente reformada.”


Enfim, apresento o resultado da restauração fotográfica que realizei com extremo carinho, presente ao grande amigo e colaborador Hugo Caramuru e a todos os leitores amantes das mais belas histórias da Estrada de Ferro leopoldina e demais ferrovias deste nosso imenso Brasil.




Abaixo, mais um belíssimo registro fotográfico da Pacific N° 313, dos arquivos de Jonas Martins.




4 comentários:

  1. Locomotiva 313
    data: 18/03/2016 | de: José Batista
    É LINDA ESTA IMAGEM! FICO FELIZ EM SABER QUE AINDA EXISTE GENTE QUE CURTE, MAS É COMO DIGO, ACABARAM COM A FERROVIA, MAS NÃO ACABARAM COM OS FERROVIÁRIOS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Locomotiva 313
      data: 18/03/2016 | de: Amarildo Mayrink
      Caro Jose Batista, escrevemos as mais belas páginas da história deste Pais. Tenho muito orgulho de ser FERROVIÁRIO e é isto que me impulsiona a continuar com este trabalho, além é claro, de suas palavras de estímulo. Grande abraço.

      Excluir
    2. Re:Locomotiva 313
      data: 18/03/2016 | de: João Batista
      OBRIGADO COMPANHEIRO! SINTO-ME COMO SE ESTE ABRAÇO, UM ABRAÇO AO VIVO TAMANHA E MINHA EMOÇÃO! RECEBA DE VOLTA UM TAMBÉM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  2. Trem Expresso
    data: 28/02/2016 | de: Elcy Andrade Demetrio
    Parabéns pelo belíssimo trabalho, pela recuperação de tantos e importantíssimos dados que nos fazem reviver os saudosos tempos do trem de ferro que, tal como uma música, ainda vibra em nosso coração o apito da locomotiva, sempre alegre e emocionante. Sou de família ferroviária e esse trabalho, para mim, é de um valor intenso. Só tenho a agradecer-lhe pela alegria que me proporcionou.

    ResponderExcluir