domingo, 28 de setembro de 2025

ESTAÇÃO DONA AMÉRICA - Após grande reforma em 2025, transformada em Posto de Saúde e Agência dos Correios.

Um comparativo da Estação Dona América antes e depois da grande reforma em registros de Da Silva Junior e Paulo Neiva Pinheiro. Acima - 2025, reformada. Abaixo - 2021, antes da reforma.


Nas quatro fotos abaixo, a Estação Dona América em 2025, após a grande reforma. Registros de Da Silva Junior.


Outro comparativo da Estação Dona América antes e depois da grande reforma. Acima - 2025, reformada. Abaixo - 2021, antes da reforma.


Mais um comparativo da Estação Dona América antes e depois da grande reforma. Acima - 2025, reformada. Abaixo - 2021, antes da reforma.


Nas duas fotos abaixo, a Estação Dona América em 2021. Registros de Paulo Neiva Pinheiro.




Acima e abaixo, registros históricos da ferrovia na Estação Dona América.


Da Silva Junior na Estação Dona América, em 2025.


Paulo Neiva Pinheiro na Estação Dona América, em 2021.





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Estação DONA AMÉRICA


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Município: Mimoso do Sul-ES

Linha Do Litoral - Km 398,329 (1960)

Altitude: 62 m

Estação inaugurada em: 01 de abril de 1895

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Posto de Saúde e Agência dos Correios.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estão por lá. 


E. F. Leopoldina ( 1895-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)





HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Dona América em 2021 trazendo seu relato...

“A Estação Dona América estava de pé em 2021 quando visitei a localidade, que é muito bucólica. A localidade hoje é um distrito do município de Mimoso do Sul. No início de novembro de 1931 ocorreu um desastre com um Trem da Leopoldina entre esta Estação e a anterior, de Itabapoana (hoje Ponte de Itabapoana). A revista O Cruzeiro, de 14 de novembro de 1931 o noticiou e fotografou, mas infelizmente não consegui uma cópia da reportagem. Tirei fotos de alguns prédios na localidade que são de período que a ferrovia funcionava.” 


Da Silva Junior esteve na Estação Dona América em agosto de 2025 trazendo seu relato...

“Construída na Fazenda de São Domingos - Terra do Cel. Terra Lima - dona América seria a esposa desse coronel, fazenda que era grande produtora de café e outros produtos agrícolas. A fazenda produzia, segundo o relatório da Cia Leopoldina Railway por Edmundo Siqueira, em 1938 produzia 50.000 arrobas 15 Kilogramas X 750,000 KG de café. Hoje a Estação virou posto de saúde com uma porta Agência dos Correios preservada no distrito de Mimoso do Sul.”


"A primeira Estação (Dona América, inaugurada em 1895), projetada nas imediações da fazenda de S. Domingos, quilômetro 12.200 pode fornecer em café 50.000 arrobas de 15 quilogramas, ou 750.000 quilogramas. As fazendas vizinhas são todas muito importantes e em plena produção. O arraial de S. Pedro do Alcântara, situado acima do ribeirão do mesmo nome, 12 ou 15 quilômetros, tem já uma boa via de comunicação para o local da estação projetada." (Edmundo Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938, transcrição da época da construção da linha e da estação no final do século XIX). 



Na sequência abaixo, a Estação Dona América em detalhes. Registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2021, antes da grande reforma.















Na sequência abaixo, alguns prédios históricos dos tempos da ferrovia próximos à Estação Dona América.
Acima e abaixo, a mesma edificação em 2021 e 2025.





Abaixo, desta antiga edificação só sobraram ruínas.



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