Um comparativo da Estação Dona América antes e depois da grande reforma em registros de Da Silva Junior e Paulo Neiva Pinheiro. Acima - 2025, reformada. Abaixo - 2021, antes da reforma.
Nas quatro fotos abaixo, a Estação Dona América em 2025, após a grande reforma. Registros de Da Silva Junior.
Outro comparativo da Estação Dona América antes e depois da grande reforma. Acima - 2025, reformada. Abaixo - 2021, antes da reforma.
Estação DONA AMÉRICA
ponte-do-itabapoana
Município: Mimoso do Sul-ES
Linha Do Litoral - Km 398,329 (1960)
Altitude: 62 m
Estação inaugurada em: 01 de abril de 1895
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Posto de Saúde e Agência dos Correios.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estão por lá.
E. F. Leopoldina ( 1895-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Dona América em 2021 trazendo seu relato...
“A Estação Dona América estava de pé em
2021 quando visitei a localidade, que é muito bucólica. A localidade hoje é um
distrito do município de Mimoso do Sul. No início de novembro de 1931 ocorreu um
desastre com um Trem da Leopoldina entre esta Estação e a anterior, de
Itabapoana (hoje Ponte de Itabapoana). A revista O Cruzeiro, de 14 de novembro
de 1931 o noticiou e fotografou, mas infelizmente não consegui uma cópia da
reportagem. Tirei fotos de alguns prédios na localidade que são de período que
a ferrovia funcionava.”
Da Silva Junior esteve na Estação Dona América em agosto de 2025 trazendo seu relato...
“Construída
na Fazenda de São Domingos - Terra do Cel. Terra Lima - dona América seria a
esposa desse coronel, fazenda que era grande produtora de café e outros
produtos agrícolas. A fazenda produzia, segundo o relatório da Cia Leopoldina
Railway por Edmundo Siqueira, em 1938 produzia 50.000 arrobas 15 Kilogramas X
750,000 KG de café. Hoje a Estação virou posto de saúde com uma porta Agência
dos Correios preservada no distrito de Mimoso do Sul.”
"A
primeira Estação (Dona América, inaugurada em 1895), projetada nas imediações
da fazenda de S. Domingos, quilômetro 12.200 pode fornecer em café 50.000
arrobas de 15 quilogramas, ou 750.000 quilogramas. As fazendas vizinhas são
todas muito importantes e em plena produção. O arraial de S. Pedro do
Alcântara, situado acima do ribeirão do mesmo nome, 12 ou 15 quilômetros, tem
já uma boa via de comunicação para o local da estação projetada." (Edmundo
Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938, transcrição da época da
construção da linha e da estação no final do século XIX).

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