sábado, 25 de janeiro de 2025

ESTAÇÃO JOSÉ AMARO - Segundo moradores ela não existe mais. Mas será mesmo?

Acima, ao chegar ao local, Paulo Neiva achou ter sido essa casa a antiga Estação devido suas características e arquitetura. Ou talvez tenha sido uma Casa de Turma.

Mas, segundo moradores da localidade, a antiga Estação ficava onde hoje está este prédio da foto abaixo.


Acima e abaixo, em ângulos diferentes, a casa que devido suas características e arquitetura, pode ter sido a antiga Estação. 





Estação JOSÉ AMARO 

Antiga SÃO SEBASTIÃO e MINEIROS


tai


 

Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Ramal de Santo Amaro de Campos – 337,346m.

Altitude: 9m.

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Segundo moradores a Estação foi demolida.

Situação Atual – Trecho erradicado e sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (n/d-1975)

RFFSA (1975-1996)




HISTÓRICO DA LINHA:

Segundo cita o site “estacoesferroviarias” de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as Estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como Ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal, passando antes pela Estação de José Amaro. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 1960. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.”


A ESTAÇÃO:

Seguindo em sua viagem de pesquisa pelo Ramal de Santo Amaro de Campos, Paulo Neiva Pinheiro encontrou o local onde ficava a antiga Estação José Amaro. Segue seu relato... 

“O nome original da Estação foi São Sebastião, que, na época, era chamada de E. F. São Sebastião. Neste ano, a Estação já existia. Em 1892, passou a se chamar Estação Mineiros, que já era o nome do local dez anos antes, quando houve um crime pavoroso no bairro (ver notícia na última foto). Mais tarde, em data não localizada, o nome passou a ser Estação José Amaro. Atualmente não existe mais nada no local, nem mesmo a linha. O que consegui foram informações com moradores sobre o possível local da antiga Estação. Mas, nas proximidades, encontrei uma casa com arquitetura bem parecida com as antigas Estações ou mesmo com uma Casa de Turma, apesar de modificações nas janelas, porta e acabamento externo. Por via das dúvidas a fotografei para que os amigos leitores também possam avaliar. As duas últimas fotos não são de minha autoria. Foram baixadas na internet para enriquecer esta matéria.”



Segundo moradores da localidade, a antiga Estação ficava onde hoje está este prédio da foto acima.

Mas, pelas características e arquitetura, a casa abaixo pode ter sido a antiga Estação, ou talvez tenha sido uma Casa de Turma.


A Caixa d‘água de concreto ao fundo muito intrigou Paulo Neiva.


A linha passava onde hoje passa essa estrada de terra batida.


Mudança de nomes de Estações da Leopoldina, entre as quais São Sebastião, que passou a se chamar Mineiros. Mais tarde o nome foi novamente alterado para José Amaro (O Estado de S. Paulo, 20/09/1892).


Recorte de matéria publicada em jornal da época em que houve um crime pavoroso no bairro, quando a Estação ainda se chamava Mineiros.


4 comentários:

RODRIGO FLORES disse...

Parabéns, grande matéria!

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns pela pesquisa de campo sobre belo ramal Santo Amaro de Campos, a próxima estação que irá se deparar no sentido Campos rj vai ser estação TAÍ, antiga estação do Carmo, está lá e fica a margem da pista sentido praia, e é achei bacana o achado por acaso da estacao de Baixa grande pelo Paulo Neiva kkk virou DPO faz tempo, mas rsta lá, inclusive aqui neste belo blog tem foto da locomotiva vapor 221 da Usina Santo Amaro em frente a estação e o dístico aparece ao canto; Parabéns ao blog e o Paulo Neiva, abraço de Campos RJ.

Amarildo Mayrink disse...

Fico feliz em saber que está gostando de nosso trabalho. Fiquei curioso com a tal foto da 221 em frente à Estação de Baixa Grande. Não tinha observado, rsrs

Anônimo disse...

kkk; Bom dia, pois é ela está aqui no blog e em frente a estacao, Santo Amaro, só digite locomotiva 221, ela aparece em três fotos com a pintura em verde só com tender, a observação é que a descrição está incorreta, pois diz que está na Usina Victor Sence em Conceição de Macabu, está 221 nunca foi da Usina Victor Sence, era da Leopoldina por muito tempo, e depois vendida a Usina Santo Amaro, e em 94 vendida e transferida para Cruzeiro SP onde esta até hoje, a Usina teve ela e a icônica locomotiva 50 Tentugal 0-10-0 que hoje está lá por Campinas SP, em uma das 3 fotos irá ver bem ao canto o dístico, Baixa Grande, mais uma vez parabenizo pelo belo conteúdo; Att Thiago de Campo Rj