quarta-feira, 19 de junho de 2024

ESTAÇÃO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - Estação que teve sua origem na E. F. Santo Antônio de Pádua.

Acima e abaixo, detalhes da Estação de Santo Antônio de Pádua sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro.


Na bela foto foto abaixo, o Pátio Ferroviário vendo-se os dois prédios: a Estação; e um provável Armazém de Cargas hoje transformado num Teatro Municipal.


Abaixo podemos ver o antigo leito ferroviário que passava entre os dois prédios da Estação e a triste imagem dos vagões abandonados.


Na foto abaixo, o segundo prédio que fica ao lado da Estação, o provável Armazém de Cargas, hoje transformado num Teatro Municipal.


Um pontilhão ferroviário ainda na área urbana da cidade.


Paulo Neiva e a Estação, hoje Centro Cultural da cidade.




paraoquena

 

Estação SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


baltazar

 

 Município: Santo Antônio de Pádua-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 436,805 (1960)

Altitude: 90m

Estação inaugurada em: Julho de 1883. Prédio atual construído entre 1935 e 1942.

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Centro Cultural.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1883-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-20... - tráfego desativado)





HISTÓRICO:

Estação de Santo Antônio de Pádua, na Linha de Campos a Miracema - Mais uma Estação que sempre tive o desejo de conhecer, especialmente por sua arquitetura moderna para a época de sua construção, na década de 1930. Mas o amigo e também pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro esteve lá para fazer os belíssimos registros fotográficos que apresentamos nesta matéria.

 Na verdade, a atual Estação de Santo Antônio de Pádua é a segunda Estação construída naquela cidade. A primeira Estação foi inaugurada em 1883, ainda nos tempos da E. F. Santo Antonio de Pádua, como cita a página http://estacoesferroviarias.com.br/efl.../stoantonio.htm sobre a descrição do local:

"Na estação de Santo Antônio de Pádua, freguesia supra dita: um edifício no km 68, construído de madeira de lei, coberto de telha e um armazém próximo, de pau a pique" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina.

Em 11/1/1910, o jornal O Estado de S. Paulo publicava que "A Companhia Leopoldina Railway estabeleceu três trens diários para S. Francisco de Paula (sic), Estado do Rio, em vista do estabelecimento de um laticínio ali fundado". Errou o nome da cidade, mas mostra que o laticínio aumentou o movimento na linha.

O prédio atual é de construção quase que certamente dos anos 1930. Ainda passaram raros trens cargueiros por Santo Antonio de Pádua até o início da década de 2000, mas os trens de passageiros já não passavam por ali desde o início da década de 1980.”

 

A ESTAÇÃO:

Segundo Paulo Neiva, que esteve na Estação em 2024, o prédio estava relativamente bem cuidado servindo como Centro Cultural. Paulo Neiva aproveitou sua visita à Estação de Santo Antônio de Pádua para fotografá-la em detalhes, destacando que, apesar estarem cobertos pelo mato, os trilhos continuam por lá. Destacou também em suas fotos que o complexo da Estação era composto de dois prédios. O segundo deles - que provavelmente era um armazém de mercadorias - hoje foi transformado num Teatro Municipal.

Além da Estação, Paulo Neiva encontrou também outros remanescentes do Ramal de Campos á Miracema: um Pontilhão centenário ainda em Santo Antônio de Pádua-RJ. Por baixo dele, onde provavelmente passava algum córrego no passado, passam carros, motos e pedestres nos dias de hoje.


Na sequência abaixo, a bela arquitetura da Estação fotografada em detalhes por Paulo Neiva.



















Na sequência de fotos abaixo, detalhes do segundo prédio que fica ao lado da Estação, provavelmente um armazém de cargas, hoje transformado num Teatro Municipal.






Abaixo, o complexo da Estação de Santo Antônio de Pádua, onde podemos ver os dois prédios e o pátio ferroviário entre eles.


Abaixo, um antigo poste feito de trilho ferroviário, que era muito usado tanto para rede elétrica, quanto para o telégrafo. 


Por fim, um Pontilhão Ferroviário centenário ainda em Santo Antônio de Pádua-RJ. Por baixo dele, onde provavelmente passava algum córrego no passado, passam carros, motos e pedestres nos dias de hoje.






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