Matéria atualizada em 14 de outubro de 2024.
Acima, mais um belíssimo registro fotográfico do acervo do IPHAN, a Estação de Murundú nos primeiros tempos da ferrovia.
Na sequência abaixo, a Estação de Murundu, na Linha do Litoral nos belos registros de Paulo Neiva Pinheiro. De lá partia também a Linha de Carangola.
santa-barbara
Estação MURUNDU - RJ
guarataia
De Murundu pela Linha de Carangola para Porciúncula.
Município: Campos dos Goitacazes – RJ
Linha do Litoral – Km 366,206.
Altitude: 61m.
Estação inaugurada em: 10 de agosto de
1878.
Estive no local em: Ainda não visitei a
Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro; Claudio Franco e do IPHAN.
Uso atual: Abandonada pela FCA - que detém a concessão - trilhos retirados em 2024.
Situação Atual – Tráfego suspenso.
Cia. E. F. Carangola
(1878-1890)
E. F. Leopoldina
(1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO:
Localizada no Município de Campos dos Goytacazes RJ, a Estação de Murundu foi aberta pela E. F. Carangola em 1878. Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina.
Em 1960 já fazia parte da Linha
do Litoral e até o início dos anos 1970, também saía desta Estação a Linha de Carangola.
Com a privatização, o trecho
passou a ser explorado para transporte de cimento e combustíveis. Após a
suspensão dos contratos de transporte, o tráfego de cargueiros neste trecho foi
reduzido e posteriormente paralisado.
A
ESTAÇÃO:
Não era minha intensão avançar pelas linhas da E. F. Leopoldina no Estado do Rio de Janeiro, mas graças ao incentivo e mais uma vez à valiosa contribuição do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro, a página otremexpresso chega à Estação de Murundu, na Linha do Litoral.
Em 2007, a Estação de Murundu encontrava-se reformada servindo de dormitório para equipes da via permanente da FCA, período em que o transporte de cargas ainda estava ativo.
Na visita de Paulo Neiva à Estação
em 2023, o tráfego já estava suspenso e o mato já cobria as linhas. A Estação e os
demais prédios ferroviários encontravam-se fechados.
Mas para a minha tristeza, assisti ao vídeo "Drone Livre - Claudio Franco - Estação Murundu" no youtube feito em 2024 onde ele destaca com grande decepção a total retirada dos trilhos em todo o entorno da Estação.
Além dos belos registros de Paulo Neiva e da triste notícia da retirada dos trilhos, a boa notícia é que fui mais uma vez agraciado pelos amigos do IPHAN com um belíssimo registro dos primeiros tempos da ferrovia em Murundu - foto em que realizei o trabalho de restauração.
Na sequência abaixo, a Estação de Murundu em detalhes.
Nas três fotos abaixo, a Caixa d’água no pátio da Estação.
Acima e abaixo, o mato toma conta do leito ferroviário.
11 comentários:
A origem de minha família é de Murundu. Família Barreto.
Marco Antônio Francisco
Mais uma rica contribuição contando a história das nossas muitas ferrovias.
Jadir Miranda Moreira
Os trens em 1965 eram muito usados por pessoas que viajavam de uma cidade para outra.
Hoje em dia seria bom poder viajar com aquelas paradas.
Marilene Lanes Paula
Quando criança eu viajava de trem e era uma festa passar em Murundu. Vendiam muitas guloseimas, papa, bolos...
Maria Elisa Martins Monteiro
Os Trens ficavam parados em Murundu meia hora! Aí, apareciam os meninos vendendo papa, pastéis, mexerica e os famosos Sanduíches de Carne de Porco, milho cozido, etc...
Nós que morávamos em Santo Eduardo, Santa Maria, Santa Bárbara, viajávamos para estudar em Campos!
Maria Mazzini
Sou de Murundu. Sinto muitas saudades!
Josineia Silva Cardoso
Hoje a linha férrea dentro da cidade... precisamente Guandu, sendo destruída... estão retirando tudo... a história da cidade sendo apagada...
Charles Soares Rodrigues
Também morei em Murundu quando Criança! Hoje sou artesão. Em 2005 retratei a cidade de Cardoso Moreira em uma maquete na lembrança de quando saí de Palmares em 1956 com 8 anos, indo prá Caxias, obra mostrada na festa da cidade e doada logo depois.
Mário Lúcio
Obrigado amigo pelas lembranças! Como o trem nos faz falta e nos traz saudades...
Paulo Marcio Souza Viana
As Estações Ferroviárias antigas são verdadeiras obras de arte!
Jose Magalhães
Caro amigo Amarildo, realmente são recordações que fazem reviver meu passado tão presente em minha vida! Na Estação de Murundu, uma das mais trabalhosas em que trabalhei, com apenas 20 anos de idade fui designado para conceder férias a 8 agentes na mesma por tratar-se de um Entroncamento, linha tronco Barão de Mauá x Vitoria, Porciúncula, Cândido Froes interligando a Patrocínio de Muriaé entre outros ramais pertencentes à E F LEOPOLDINA. O pátio sempre permanecia com 30, 40 vagões carregados, em virtude da composição, que para conseguir vencer uma rampa após a Estação de Conselheiro Josino até Campos dos Goytacazes. Seria 380 toneladas p/uma Locomotiva, quando acopladas 760 até 772 autorizado pelo Controle de movimentos de trens. Control. Assim caminhei em minha história de trabalho na RFFSA. Grande abraço.
José Carlos Bissonho
Postar um comentário