Acima, mais um Histórico e Belíssimo registro fotográfico da Linha de Carangola enviado pelos amigos do IPHAN desvendando mais um mistério: a Estação original de Cardoso Moreira era maior que o prédio atual, mas a extensão original de sua plataforma continua lá. Na foto, é possível observar que a Estação original possuía dez estruturas de apoio e suporte do telhado da plataforma.
Estação CARDOSO MOREIRA -
RJ
Antiga Cachoeiro
Município:
Cardoso Moreira – RJ
Linha
de Carangola – Km
390,085.
Altitude: 28m.
Estação
inaugurada em: 29
de novembro de 1878.
Estive
no local em: Ainda
não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e IPHAN.
Uso
atual: Câmara
Municipal.
Situação
Atual – Trecho
declarado erradicado e sem trilhos.
Cia.
E. F. Carangola (1878-1890)
Cia.
Barão de Araruama (1890)
E.
F. Leopoldina (1890-1975)
HISTÓRICO:
Segundo o site http://www.estacoesferroviarias.com.br a Estação
de Cachoeiro foi inaugurada em 1878 (há fontes que citam a data de 4 de
dezembro do mesmo ano e não 29 de novembro). Era então a Estação terminal da
linha que vinha de Campos e Murundu, e assim ficou por alguns anos até que
fosse definitivamente prolongada até Porciúncula.
Como é sabido, o trecho entre
Murundu e Campos da E. F. Carangola mais tarde tornou-se parte da linha do
litoral, sendo denominado de Linha do Carangola o trecho entre Murundu e
Porciúncula.
Na inauguração da Estação,
compareceu o imperador D.Pedro II e sua filha a Princesa Isabel. D.Pedro II
teria acompanhado a comitiva até as cachoeiras do rio Muriaé e ficado
apreciando o belo espetáculo, como conta a história.
As obras estiveram paradas nessa
Estação de 1878 a 1881, quando seguiram para Porto Alegre (Itaperuna) e mais
algum tempo nessa Estação até finalmente serem terminadas, alcançando
Porciúncula, devido a disputas de interesses entre a E. F. Leopoldina e esta
ferrovia no trecho próximo a Carangola.
A localidade de Cachoeiro, que
deu o nome inicial da Estação, ficava na margem oposta do rio. Em 1892 o nome
foi alterado para Cardoso Moreira, fazendeiro, governador do Rio de Janeiro,
comendador e principal acionista da E. F. Carangola, além de grande investidor
em obras na região (ver caixa de 1892 na última foto do post).
A ferrovia foi vendida em 1890
para a E. F. Barão de Araruama, que
poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça
como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A cidade acabou se desenvolvendo
em torno da Estação, mas somente em 1993 houve a transformação em município.
A
ESTAÇÃO:
Graças mais uma vez à valiosa
contribuição do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro, a página otremexpresso chega à Estação de Cardoso Moreira – antiga Cachoeiro – trazendo também mais
um importante e histórico registro fotográfico dos amigos do IPHAN. E é graças a esta foto histórica
que podemos traçar um comparativo com as fotos atuais e perceber que, com o
passar dos anos, o prédio original da Estação de Cardoso Moreira sofreu uma
grande modificação - especialmente uma
redução em seu comprimento – o que reduziu o número de estruturas de apoio
e suporte do telhado da plataforma de dez (10) para seis (6). É possível
observar também que a extensão da plataforma continua lá, mostrando que a antiga
Estação era realmente maior.
Em setembro de 2007 o prédio da Estação
encontrava-se inteiro. Havia sido repintado sem a preocupação de se manter os
símbolos da ferrovia, mas estava de pé, sendo ocupado por destacamento da
Polícia Militar do Estado do Rio. Em 2023, após passar por novas reformas e
pintura, no prédio da antiga Estação Ferroviária funciona a Câmara Municipal de
Cardoso Moreira.
Trens de passageiros foram
desativados em 1 de novembro de 1977, quando a Estação foi fechada. Nesta
época, o trem saía diariamente de Murundu às 8:25 da manhã e chegava em Cardoso
Moreira às 9:35. Às 16:49, o trem passava de volta para Murundu, onde se
encontrava com o trem que ia para Niterói.
2 comentários:
Lugar onde eu nasci, bem ao lado dessa estação de trem.
Bispo Celio Salgado Pereira
Muito bom! Parabéns! Que em 2024 seu trabalho continue levando nossa imaginação às alturas.
Marco Antônio Francisco
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