domingo, 31 de julho de 2022

Apresento aos amigos leitores outra bela Locomotiva, mais uma "obra de arte" de OCTACÍLIO JOSÉ MOREIRA, grande ferroviário e artista biquense.


 







Hoje vamos falar de amizade, de carinho e de grande admiração. A história da biquense Cinara Maria Fonseca - filha de Joel Fonseca - e sua belíssima réplica de uma “Locomotiva a Vapor”, presente que recebeu do sogro de sua irmã Joelma Maria Fonseca, casada com Antônio Alberto. Antônio é filho do grande artista e ajustador ferroviário biquense Octacílio José Moreira “in memóriam”.

Cinara destaca que ela, sua irmã Joelma, o cunhado Antônio com seus pais Octacílio e Pompéa sempre tiveram uma bela convivência familiar: grande amizade, carinho e admiração mútua, estando ora na casa de um, ora na casa do outro. Passar Natal, datas festivas e o almoço de domingo juntos era comum entre eles. Estavam sempre muito unidos!

Disse Cinara: “- Me lembro que o Sr. Octacílio tinha um quartinho em sua casa que ele ficava quietinho lá fazendo belíssimos trabalhos artesanais, especialmente as belas Locomotivas. Ele juntava tudo, qualquer material que pudesse ser reaproveitado, latas, pequenas molas, materiais que para nós era sucata ele não deixava a gente jogar fora. Tempo em que ninguém falava em reciclagem de materiais, mas Octacílio já reaproveitava tudo! Sempre que eu ia lá ficava admirada com as coisas lindas que ele fazia. Aconteceu então uma noite de Natal em que nos reunimos em minha casa, ele veio com sua esposa Pompéa e chegou com uma grande caixa de papelão falando que era um presente para mim. Quando eu abri era essa Locomotiva! Eu fiquei emocionada com a alegria e o carinho com que ele me presenteou. Apaixonada pela riqueza de detalhes daquela linda Locomotiva. E até hoje tenho este mesmo sentimento de grande carinho por ela. Meu cunhado Antônio também tem várias outras Locomotivas – algumas delas já apresentadas aqui em nossa página - tão lindas quanto esta! Ele também tem grande carinho e zelo por elas, estando muito bem cuidadas e em lugar de destaque em sua casa.”

Sem dúvida, mais uma bela história... trabalhos artísticos do grande mestre Octacílio José Moreira que ficarão registrados em nossa página otremexpresso.

Conheça outros belíssimos trabalhos de Octacílio visitando os link's abaixo:

http://otremexpresso.blogspot.com/2016/06/obra-do-artista-biquense-octacilio-jose.html

http://otremexpresso.blogspot.com/2016/11/apresento-aos-amigos-leitores-mais-duas.html











Detalhes do interior da cabine do maquinista.


7 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Octacílio, um excelente ferreomodelista! Esteve no Instituto Histórico para planejar uma maquete das Oficinas de Bicas, mas Deus tinha outros planos para ele. Suas obras são lindíssimas, lamento não ter conseguido a efetivação de seu Projeto. Dona Pompeia, sua esposa, doou uma de suas obras para o Museu do Ferroviário de Bicas.
Rosália Mayrink Corrêa

Anônimo disse...

Linda demais! Show de bola! Tempos bons, que não voltam mais... saudade...
Maria Aparecida Pereira de Queiroz

Anônimo disse...

Ótima ideia posta em prática!!
Luciano Tavares

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho!!
Luciano Tavares.

Anônimo disse...

Amarildo, na sua página otremexpresso ficou retratado através de sua entrevista, um pouco da história de minha família.
Meu marido era muito criativo e tudo que ele
achava que podia transformar em arte ele guardava.
Com os materiais que tinha ele construiu nove locomotivas como essa, e todas foram presentes para os filhos, sobrinhos e amigos.
Ele também teve uma grande participação nos carnavais biquenses onde idealizava os projetos dos temas que seriam desenvolvidos na escola do qual era o carnavalesco responsável.
Tinha uma equipe que o ajudava na construção dos carros alegóricos, costureiras nas fantasias e toda nossa família também envolvida era nessa atividade.
Isso foi um pouco da vida de um artista biquense que na sua humildade nos deixou um pouco da sua história para outra gerações.
Pompea Moreira

Anônimo disse...

Lindíssima!!
Violeta Ribeiro Santos

Anônimo disse...

Realmente encantado com essas verdadeiras obras de arte do Sr. Octacilio!
A riqueza de detalhes me impressiona! Lindas mesmo!
Adalberto Nunes