sábado, 21 de maio de 2022

ESTAÇÃO JOÃO REZENDE - A belíssima e imponente Estação infelizmente não existe mais.

 

A imponência da edificação apresentada na foto acima - único registro que se tem conhecimento - mostra o quanto a Estação João Rezende deveria ser importante na época, seguramente sendo responsável pelo embarque de grande produção de café da Fazenda Santa Helena e de fazendas vizinhas.

Na foto abaixo, belo cenário onde é possível ver vestígios do antigo leito ferroviário e um dos pontilhões que ficava próximo da antiga Estação.





mirahy


Estação JOÃO REZENDE


aldeia



Município: Cataguases

Ramal de Miraí: Km 377,084 (1960).

Altitude: 313m.

Estação inaugurada em: 1895.

Estive no local em: Ainda não visitei.

Uso atual: Estação demolida.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Cataguazes (1895-1903)
E. F. Leopoldina (1903-1967)




HISTÓRICO DA LINHA:

A E. F. Cataguazes era responsável por dois Ramais: o de Miraí, que partia da estação de Cataguazes - do qual a Estação de João Rezende fazia parte - e o de Santana de Cataguazes, que partia da estação de Sereno, no primeiro ramal. Os dois ramais foram abertos em 1895.

Em 26 de março de 1903 a E. F. Cataguazes foi incorporada à Leopoldina.

O Ramal de Cataguazes foi suprimido em 10 de abril de 1965 e o de Mirai, em 31 de março de 1967.

 

A ESTAÇÃO:

A Estação João Rezende foi inaugurada em 1895, tendo sido construída na Fazenda Santa Helena.

Infelizmente o belo prédio já foi demolido, não existe mais... mas a imponência da edificação apresentada no único registro fotográfico que se tem conhecimento mostra o quanto ela deveria ser importante na época, seguramente sendo responsável pelo embarque de uma grande produção de sacas de café da referida fazenda e de fazendas vizinhas.

O amigo Gilmar de Oliveira Costa também trouxe grande contribuição a esta matéria apresentando fotos dos pontilhões que existiam próximos à antiga Estação, além de um belo comparativo fotográfico mostrando a localização da Estação que infelizmente já demolida. 


Abaixo, um comparativo bem interessante apresentado por Gilmar de Oliveira Costa mostrando a localização aproximada da antiga e imponente Estação de João Rezende, que ficava mais à esquerda da rodovia, na Fazenda Santa Helena.


Segue o relato de Gilmar sobre suas pesquisas pelo Ramal de Miraí em busca do antigo leito ferroviário da Estrada de ferro Cataguases:

“Me chamo Gilmar de Oliveira Costa, sou nascido em Santana de Cataguases, sou um pesquisador e entusiasta da história da minha cidade natal, fotógrafo amador e ferroviário. Aproveitando meu período de férias, resolvi percorrer um trecho da antiga Estrada de Ferro Cataguazes, entre Sereno e Miraí, com o objetivo de fotografar e pesquisar mais sobre a história deste ramal. No dia 08 de janeiro, partindo da Estação de Sereno, logo atravessei um pequeno córrego, por uma ponte que fica ao lado das ruínas do antigo pontilhão ferroviário. Seguindo pela estrada, em direção à localidade Joaquim Vieira, passo por mais uma ponte construída sobre a base de um pontilhão ferroviário, indicando que a estrada foi construída aproveitando o antigo leito ferroviário desativado, algo que se confirma mais à frente, ao passar pela plataforma da antiga parada Joaquim Vieira e também por mais uma ponte na encruzilhada para Cataguarino. Adiante, chego na Estação Glória, que assim como a parada Joaquim Vieira, já havia fotografado em outras ocasiões. Sigo então por mais uma ponte, que originalmente servia ao transporte ferroviário, e resolvo seguir uma dica do amigo Ricardo Quinteiros para localizar as bases de um pequeno pontilhão que ficava uns 100 metros da estrada. Posteriormente, encontro mais uma ponte, além de cortes, aterros e vestígios do leito ferroviário, confirmando o que o antigo trajeto era por onde minhas pesquisas de imagens de satélite indicavam. Sigo agora pela MG 447, onde perco a visão do antigo leito, mas que volta a aparecer nas proximidades da Fazenda Cachoeirinha, onde encontro uma base de um antigo pontilhão e, para minha surpresa, em conversa com um antigo morador da região, que infelizmente esqueci o nome, a indicação da região onde seria a Estação João Rezende. De imediato, me lembro de uma foto postada por Milton Miranda e também compartilhada na Página "O Trem Expresso" do amigo Amarildo, e fui em busca de uma comparação da paisagem retratada ao fundo, tentando confirmar a informação, algo que aparentemente se deu. Pela a informação por mim recebida, a estação João Rezende ficava às margens ou até sob a rodovia, o que pode explicar a demolição, entre os pontilhões da Fazenda Cachoeirinha e da fazenda Santa Helena. Terminei essa expedição chegando até a estação de Miraí, que foi recentemente revitalizada com as características próximas ao original. Faltou para mim, a confirmação de um pequeno trajeto da ferrovia, entre a fazenda Roseira e a Fazenda Cachoeirinha, mas que acredito ser acompanhando uma área de várzea, atravessando a MG 447, circulando por um pequeno vale e subindo para atravessar uma pequena colina que foi cortada para a construção da rodovia, algo que ficará para a próxima visita à região e com auxílio de um Drone.”


Segundo Gilmar, existiam próximos à Estação João Rezende dois pontilhões, um antes e outro depois da Estação. Na sequência abaixo, o primeiro deles.







Na sequência abaixo, o segundo pontilhão.  





Um comentário:

Anônimo disse...

Olha a beleza dessa estação! Como deixaram se perder um patrimônio histórico e cultural dessa magnitude?
Realmente muito triste.
César Gonçalves.