terça-feira, 6 de julho de 2021

ESTAÇÃO MANHUMIRIM - A Estação já não existe mais, mas as fotos mantêm viva sua história.

 Matéria atualizada em 18 de março de 2024.

Acima, belíssimo registro da parte central da cidade de Manhumirim, vendo-se o pátio ferroviário e a Estação à direita da foto. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima, belíssima foto que abre o filme em homenagem ao centenário de emancipação da cidade, vendo-se todo o pátio da Estação de Manhumirim.


Acima, registro do grande movimento de pessoas ao redor da Estação de Manhumirim nos tempos da ferrovia. Da página Manhumirim – Fotos Antigas. 

Acima, registro do triste momento do começo da retirada dos trilhos e dormentes próximo à Estação, encerrando de vez as atividades da Estrada de Ferro Leopoldina na cidade. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima, a chegada festiva do Trem da Leopoldina na Estação de Manhumirim - Foto CPDOC/FGV.


Acima, registro feito após a enchente de 1929, quando os produtores perderam quase toda a safra de café. Na foto tirada no centro da cidade próximo à Estação Ferroviária - onde hoje é a Praça Padre Júlio Maria - vemos funcionários dos armazéns de café no trabalho de secagem do que restou do café molhado pela enchente para posterior embarque nos trens da Leopoldina. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima, um dos último registros fotográficos da Estação de Manhumirim antes de sua demolição. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima, um belo registro da apresentação de uma coreografia das estudantes em desfile cívico próximo à antiga Estação Ferroviária. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima, outro belo registro de parte do pátio da Estação Ferroviária ainda com trilhos. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima e abaixo, mais dois registros de desfile cívico próximo à Estação. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.

Abaixo, bela tela relembrando a importância da ferrovia para a cidade nos festejos do centenário de Manhumirim. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.




reducto

 

Estação MANHUMIRIM

 

alto-jequitiba

 

 

 

Linha de Manhuaçu: Km 547,644 (1960).

Altitude: 589m.

Estação inaugurada em:  de maio de 1915.

Estive no local em: Ainda não visitei a cidade. Fotos dos amigos da página do facebook "Manhumirim - Fotos Antigas".

Uso atual: Demolida. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1915-1975)




HISTÓRICO DA LINHA:

Em 1887 a Estrada de Ferro Leopoldina chegou a Carangola. De 1911 a 1915, prosseguiu a linha até Manhuaçu - seu ponto final - passando pela Estação Manhumirim. 

Com o declínio do transporte ferroviário no Brasil, o trecho de Manhuaçu a Carangola acabou sendo fechado em 23 de julho de 1975, fechando definitivamente a Estação de Manhumirim.

Em 1977 fechou-se também o trecho entre Porciúncula e Carangola, e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula, sendo que o pequeno trecho de Recreio a Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido.

 

A ESTAÇÃO:

Antes de falarmos sobre a Estação de Manhumirim é importante ressaltar a valiosa contribuição e principalmente agradecer à página do facebook “Manhumirim – Fotos Antigas”. A página otremexpresso não conseguiria trazer informações e especialmente as belas fotos aqui apresentadas se não fosse através destas valiosíssimas contribuições.

A antiga Estação de Manhumirim - cidade com grande destaque na produção de café nos primeiros tempos da ferrovia - foi inaugurada em 1915, levando àquela cidade grande prosperidade, como à todas as cidades por onde os trens da Leopoldina passaram, especialmente na "época de ouro do café". O grande desenvolvimento trazido pela ferrovia seguiu até o declínio do sistema ferroviário no Brasil, quando em 23 de março de 1975 a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu, entre Manhuaçu e Carangola, fechando definitivamente a Estação.

Os trens de passageiros, então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda passavam por ali em 1970.

Em 1970, o trem de passageiros que partia da Estação de Recreio todos os dias às 6 da manhã chegava à Manhumirim às 18:50.

Decretado o fim das operações ferroviárias - decretando também o fechamento da Estação - com o passar dos anos o prédio histórico foi sendo marcado pelo abandono, tendo como conseqüência a infeliz demolição da antiga Estação Ferroviária, restando as fotos para manter viva esta importante página da história de Manhumirim.

Em março de 2024 a cidade comemorou seu "Centenário de Emancipação" com grande festa, onde a ferrovia foi lembrada com saudade.


Acima, arte comemorativa dos 100 anos de emancipação da cidade de Manhumirim.

Abaixo, a Locomotiva 327 sendo lembrada nos desfiles comemorativos. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima e abaixo, um comparativo da área do antigo pátio da Estação de Manhumirim em dois tempos. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Acima, a Estação de Manhumirim já sem os trilhos.

Na sequência abaixo, como relatou Ceila Silva em postagem na página Manhumirim – Fotos Antigas, são registros feitos após a enchente de 1929, quando os produtores perderam quase toda a safra de café. São fotos tiradas no centro da cidade próximo à Estação Ferroviária, onde hoje é a Praça Padre Júlio Maria. Vemos funcionários dos armazéns de café dobrando lonas onde foi colocado para secar o que restou do café molhado pela enchente para posterior embarque nos trens da Leopoldina. 



Na foto abaixo vemos funcionários de um dos armazéns de café destruído pela enchente de 1929, quando os produtores perderam quase toda a safra. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.


Abaixo, grande movimento de pessoas ao redor da Estação de Manhumirim. Da página Manhumirim – Fotos Antigas. 


Na sequência abaixo, registros do triste momento da retirada dos trilhos e dormentes, encerrando de vez as atividades da Estrada de Ferro Leopoldina na cidade. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.







Acima, registro de uma das grandes enchentes, que inundou o centro da cidade deixando a Estação ilhada.

Abaixo, grande feira-livre que acontecia ao lado da antiga Estação. Da página Manhumirim – Fotos Antigas. 


Acima, a Praça da Estação em 1926.

Abaixo, registro de trabalhadores ferroviários da equipe de manutenção da via permanente atuando na recuperação da linha e troca de dormentes próximo à Manhumirim. Da página Manhumirim – Fotos Antigas.



Nenhum comentário: