quarta-feira, 23 de abril de 2014

ESTAÇÃO VISCONDE DO RIO BRANCO - Asfaltamento das ruas pode cobrir de vez os trilhos da ferrovia.








 Na foto acima, um trem da Leopoldina na Usina de Açúcar de Visconde do Rio Branco, enviada por Adão Lúcio de Souza.



Recebi e-mail do amigo leitor Adão Lúcio de Souza, de Visconde do Rio Branco, com o seguinte relato:


Caro Amarildo, estou lhe enviando fotos feitas por mim em 13 de abril de 2014  onde vemos o leito da Estrada de Ferro Leopoldina em Visconde do Rio Branco. Infelizmente os comentários aqui são fortes de que a prefeitura vai asfaltar todo o trajeto. Aproveitei então para registrar, antes que toda a história da ferrovia se acabe de vez, coberta pelo asfalto.


No momento em que preservacionistas ferroviários e ferroviaristas trabalham pela manutenção da história ferroviária em Minas Gerais e no Brasil, buscando a revitalização de trechos que foram abandonados para a implantação de trens turísticos e culturais, foi com tristeza que recebi esta notícia. Mais triste ainda em ver que o tipo de calçamento adotado – bloquetes de cimento – considerados de boa qualidade e com excelente resultado estético e de acabamento, além de ecologicamente correto, pois evita a impermeabilização do solo podem ser totalmente cobertos pelo asfalto juntamente com os trilhos.

Nossa esperança é que os governantes de Visconde do Rio Branco revejam esta idéia, mantendo viva a importância histórica da ferrovia para aquela cidade e não levem o projeto à frente, deixando de cobrir e isolar toda a via pública e enterrar de vez o sonho de que um dia os trens voltem a passar por aquela cidade mineira.  





Não visitei a cidade e sua Estação

Fotos de Adão Lúcio de Souza, em 13 de abril de 2014

Estação inaugurada em 1897

Linha do Centro - km 320,946 (1960)





























Trechos de trilhos da antiga ferrovia na área rural de Visconde do Rio Branco ainda podem ser encontrados, como vemos na foto acima, de P. C. Campos e abaixo, de Marcelo Rocha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário