sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SÉRIE DOCUMENTOS HISTÓRICOS - Uma preciosidade: Mapa completo das linhas da LEOPOLDINA RAILWAY.


Trago aos amigos leitores um dos mais antigos e completos mapas das linhas da antiga LEOPOLDINA RAILWAY, antes de ser criada a Estrada de Ferro Leopoldina, presente de meu grande amigo Nem Cunha, também ferroviário e grande amante da ferrovia. 
Quando Nem me ligou dizendo ter uma surpresa para mim, não imaginava que fosse um documento de tão grande valor histórico, agora disponível a todos os interessados na história da Leopoldina.
Interessante observar as propagandas de época, bem como notar a grafia de alguns nomes como Nictheroy, Macahé, Santa Maria Magdalena, Muriahé e Victória, entre outros.
Para uma leitura mais detalhada, click sobre o mapa para ampliá-lo.
Após publicá-lo aqui, Nem Cunha manifestou seu desejo de doar o mapa original para o Museu Ferroviário aqui de Bicas, preservando-o para a história. 

Uma raridade, presente do grande amigo Nem Cunha! O mais completo mapa que já vi das linhas da LEOPOLDINA RAILWAY, posteriormente Estrada de Ferro Leopoldina.






2 comentários:

José Marcos disse...

Essa ferrovia chegou a ter um projeto aqui na cidade de Nova Era - MG onde passa a EFVM , parece que chegou a ser construído 02 túneis que liga Nova Era x São Domingos do Prata (Vargem Linda) que sairia até Rio Casca onde já havia a passagem da ferrovia á época ai ligaria até no RJ.
A idéia também era ter uma ligação com a linha da Vale .
Alguém tem alguma cópia deste projeto ? ?

bus disse...

Boa noite ? vc teria algum mapa desse da efvm ?