terça-feira, 20 de novembro de 2012

LOCOMOTIVAS A VAPOR N° 1 e N° 7 - Um dia elas estiveram em Bicas.





Em mais uma visita ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora, aproveitei para uma seção de fotos com as belíssimas Locomotivas a Vapor N° 1 e N° 7.
Todo cidadão biquense que viveu o período de atividades de nossas oficinas ferroviárias, em especial os próprios ferroviários da época, lembram-se bem das “meninas”.
A N° 1 apenas passou por reformas, mas a N° 7 foi totalmente reconstruída em nossas oficinas e ficaram belíssimas. A N° 7 foi a que mais nos marcou, pois aqui ficou por muitos anos exposta próxima ao portão de entrada das antigas oficinas  estacionada ao lado de uma pequena estação - aquela pequena estação bem próxima do prédio da prefeitura - construída exclusivamente para compor o belo cenário. Infelizmente, com a decisão de acabarem com nossas oficinas, as locomotivas foram removidas de Bicas e hoje estão expostas no Museu Ferroviário de Juiz de Fora.
Como lembrança, apenas fotos da época e uma placa afixada na traseira da 07 onde se lê: RFFSA – Reconstruída na Oficina de Bicas em 1984.
A pequena estação construída para abrigá-la ainda está lá, mas ficou um enorme vazio, que se completa de forma extremamente melancólica quando vemos a imensa área que um dia foi uma das mais importantes oficinas da Estrada de Ferro Leopoldina.











A N° 7 compunha um belo cenário. 

Não... ela não poderia ter saído daqui...




Em mais um triste momento que marcou o fim da ferrovia em Bicas, o embarque das Locomotivas N° 1 e N° 7.

Levaram tudo! Levaram as mais belas páginas da história de nossa cidade.




Nenhum comentário: