segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

ESTAÇÃO IMBOASSICA - Demolida. Dela não sobraram nem vestígios.

Acima, o local mais provável onde ficava a Estação de Imboassica.

Na sequência abaixo, a antiga Estação de Emboassica já demolida ficava onde estão as árvores.



A chave de desvio para entrar no Parque de Tubos que pertence à Petrobrás ficava neste trecho.

Paulo Neiva sobre um pontilhão de estrutura centenária relativamente próximo de onde ficava a Estação de Imboassica.




macae


Estação IMBOASSICA


california

   


Município: Macaé–RJ

Linha do Litoral – Km 210,963

Altitude:  8m

Estação inaugurada em: ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Tráfego suspenso, com trilhos.

 

Cia Ferro-Carril Niteroiense (1871-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)


HISTÓRICO DA LINHA:

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”

 

A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação IMBOASSICA em 2022, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...

“A Estação de Imboassica não tem data de inauguração conhecida, mas já existia em 1932, de acordo com guias de horários da época. Foi demolida nos anos 1970, não existindo quaisquer vestígios do prédio. Nem mesmo a sua plataforma. Efetivamente, os horários mostram Trens parando ali até o ano de 1965. Até o ano de 2013 ainda era possível encontrar sua base de cimento e seu pátio. Devido a uma obra da prefeitura de Macaé para melhorar o trânsito, tudo foi arrancado. Encontrei algumas pedras e tijolos próximos de onde ficava a Estação que podem ser dela e foram quebrados para construção da estrada asfaltada que corre paralela a linha do Trem. Antes da obra eram duas linhas: a principal e a auxiliar - desvio. Segundo um antigo morador local próximo da Estação ficava um AMV - aparelho de mudança de via - como podemos ver nas fotos, que ainda existe vestígios dela no local. Sua função era desviar o Trem para um pátio da Petrobras onde se transportavam cargas. De acordo com os guias de horários, os Trens de passageiros pararam nesta Estação até 1965. Não encontrei qualquer fotografia da Estação ainda de pé, embora tivesse procurado até na internet. Uma das poucas coisas que sobraram do período da ferrovia é um centenário pontilhão ferroviário nas proximidades, que ainda resiste bravamente ao tempo.”


A Linha do Litoral, ou o que sobrou dela.


Detalhes de um pontilhão de estrutura centenária relativamente próximo de onde era a Estação de Emboassica.


Ainda existem grandes pedras, ruínas e tijolos maciços espalhados pelo local que podem ter sido da antiga Estação Ferroviária de Imboassica.








Logo em frente ficava o desvio para a Petrobras. Havia ali uma chave de desvio.

Seria a base da chave de desvio?

Aqui parece que ficava a chave de desvio para atender à Petrobras.


A Linha do Litoral, ou o que sobrou dela. Aqui havia 2 linhas, mas só restou uma.

A Linha do Litoral em Imboassica, hoje repleta de firmas de Petróleo.