Acima, a pequena Parada Guarataia, visitada por Paulo Neiva
Pinheiro em 2021. Os trilhos ainda estavam lá.
Acima e abaixo, fotos da Parada Guarataia vendo-se a passagem
de nível próxima a ela. Fotos no mesmo ângulo em tempo distinto. Acima, em
2021. Abaixo, em 2025, já sem os trilhos. Abaixo, a Parada Guarataia, vendo-se o poste indicador da
passagem de nível próxima a ela. Foto de 2021.
Estação GUARATAIA
morro-do-coco
Município: Campos dos Goitacazes – RJ
Linha do Litoral – Km 359,724
Altitude: 46m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro; Da Silva Junior e Anderson B. A. Pereira.
Uso atual: Abandonada. Em 2021 os trilhos ainda estavam lá. Em 2025, já não estavam mais.
Situação Atual – Tráfego suspenso.
E. F. Leopoldina ( ?-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições em fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior, chegamos à Estação Parada Guarataia na Linha do Litoral.
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Parada Guarataia em 2021 trazendo seu relato...
“A Parada de Guarataia era um Posto Telegráfico que não tem data de inauguração conhecida. Ainda estava de pé em 2021, mas completamente abandonada, ao lado de uma passagem de nível numa linha que deixou de ser usada pela atual concessionária, a FCA. O mato já invadia o posto e os trilhos. Em 1960 ela ainda aparecia nas listagens de Estações. Existe uma fazenda em frente à Parada que parece ter sido construída, pelo estilo de sua arquitetura, na época da passagem da ferrovia pelo local, que muito provavelmente usava o Posto/Parada para poder escoar sua produção agrícola.”
Da Silva Junior esteve na Estação Parada Guarataia em 2025 trazendo seu relato...
“O Posto Telegráfico de Guaratáia não tem
data de inauguração conhecida. Em 1960 ainda aparecia nas listagens de Estações.
Provável ter sido fundado para escoamento de produtos Agrícolas; produção
Cafeeira e Açucareira da Fazenda Guaratáia.”



















