sexta-feira, 17 de maio de 2024

ESTAÇÃO NOVA FRIBURGO - Estação referência na Linha do Cantagalo.

 Matéria atualizada em 13 de setembro de 2024.

Acima, mais um Histórico e Belíssimo registro fotográfico enviado pelos amigos do IPHAN – o Trem passando pela Rua Alberto Braune nos primeiros tempos da ferrovia em Nova Friburgo. 

Abaixo, os galpões da Oficina Ferroviária que ficava bem próximo à Estação, também nos primeiros tempos da ferrovia em Nova Freiburgo.



Acima e nas duas fotos abaixo, a segunda e última Estação de Nova Friburgo, belíssimo prédio inaugurado em 1935, nos dias de hoje ocupado pela prefeitura da cidade.
A segunda Estação em foto apresentada por Rosane Teixeira.



Na sequência abaixo, fotos da primeira Estação de Nova Friburgo inaugurada em 1873 segundo registros.A primeira Estação, em foto apresentada por Carlos Leandro Muniz.



A primeira Estação, em foto apresentada por Renan Boaretto Antun.





Abaixo, três belíssimos registros fotográficos do Trem passando pelas ruas do centro de Nova Friburgo. Fotos apresentadas por Márcio Rodrigues Gonçalves.







conselheiro-paulino

friburgo-cargas


Estação NOVA FRIBURGO

Antiga FRIBURGO


muri

    

Município: Nova Friburgo - RJ

Linha do Cantagalo – Km 150,073

Altitude:  848m

Estação inaugurada em: 1ª Estação inaugurada em 18 de dezembro de 1873. 2ª Estação inaugurada em 1935.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos extraídas das páginas do Facebook “Baú da História de Nova Friburgo” e “História de Nova Friburgo”, além de dois belíssimos e históricos registros do acervo do IPHAN.

Uso atual: Sede da Prefeitura Municipal.

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.


Cia. E. F. Cantagalo (1873-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1964)




Graças mais uma vez aos amigos do IPHAN e seu maravilhoso acervo fotográfico, trazemos hoje dois raríssimos e inéditos registros fotográficos da Estação de Nova FriburgoSem dúvida, registros históricos para enriquecer nossa página!!!


APRESENTAÇÃO:

Na semana em que a cidade de Nova Friburgo completou 206 anos, apresentamos a rica história em fotos de sua antiga Estação Ferroviária e da passagem da Estrada de Ferro Leopoldina pela cidade através dos belíssimos e históricos registros fotográficos publicados nas páginas do facebook; em especial, por Márcio Rodrigues Gonçalves - página “Baú da História de Nova Friburgo” - e por Janaína Botelho - página “História de Nova Friburgo”, além de outras belíssimas contribuições apresentadas nas referidas páginas.

São páginas que resgatam a história da cidade apresentando vasto acervo fotográfico, onde foi possível selecionar as fotos para aqui apresentá-las após realizar as devidas restaurações fotográficas, tornando ainda mais belo este resgate histórico da Estrada de Ferro Leopoldina por Nova Friburgo.


Acima, folheto distribuído no ano de 1956 como “Lembrança de Nova Friburgo”.

Abaixo, a restauração da belíssima ilustração do mesmo folheto.


HISTÓRICO DA LINHA:

“O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a Estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.”  Texto extraído da página http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_cantagalo/novafriburgo.htm


A bela Locomotiva 116, que por anos permaneceu estacionada como monumento em canteiro de uma das principais avenidas, local onde todo visitante parava para tirar fotos, sendo um dos cartões postais da cidade e que um dia foi irresponsavelmente destruída - do acervo de Geraldo Magela Richa Felga.


A ESTAÇÃO:

A Estação de Friburgo foi aberta em 1873, na verdade a primeira Estação, que durou pouco mais de 60 anos, quando foi construída e inaugurada uma nova e maior Estação, mais bela e imponente.

Nos anos 1940 o nome “Nova Friburgo” passou a ser adotado. Como em muitas cidades por onde passaram os Trens da E. F. Leopoldina, em Nova Friburgo o Trem cortava toda a cidade passando ao lado de automóveis e ônibus em suas principais ruas e avenidas.

O transporte de passageiros nos Trens da Leopoldina que passavam por Nova Friburgo foram desativados entre 1963 e 1965, sendo a Linha do Cantagalo definitivamente desativada e extinta.

Segundo informações, a antiga Estação é ocupada nos dias de hoje pela Prefeitura. Caso os amigos e amigas da página - especialmente os moradores de Nova Friburgo - tenham fotos atuais da antiga Estação Ferroviária e quiserem contribuir com o enriquecimento desta matéria, ficarei extremamente agradecido. É só enviar para o e-mail de nossa página: otremexpresso@gmail.com


Na sequência abaixo, belíssimos registros vendo-se a Praça XV em destaque.Foto apresentada por Márcio Rodrigues Gonçalves.

Foto apresentada por Hugo Caramuru. 

Foto apresentada por Márcio Rodrigues Gonçalves.

Foto apresentada por Márcio Rodrigues Gonçalves.


Foto apresentada por Márcio Rodrigues Gonçalves.

Foto apresentada por Romildo Pires Machado.



Abaixo, mais três registros da bela Locomotiva 116, que por anos permaneceu estacionada como monumento em canteiro de uma das principais avenidas sendo um dos cartões postais da cidade e que um dia foi irresponsavelmente destruída.

A 116 por Bruno Tavares.

A 116 por Márcio Rodrigues Gonçalves.


Acima e abaixo, a Rua Alberto Braune em ângulo parecido, dois belos registros apresentados por Márcio Rodrigues Gonçalves.


Mais duas belas fotos em ângulo parecido, vendo-se a linha passando bem no meio da avenida.


Nas fotos abaixo, os últimos tempos da ferrovia em Nova Friburgo.


11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu artigo, Amarildo Mayrink!
Janaína Botelho

Anônimo disse...

Caro amigo, em 1958/59 estava em Trajano de Morais visitando o colega de trabalho Lino Jorge Lipos, que iniciamos juntos com nossa trajetória na ferrovia. Atendendo a chefia foi autorizado a seguir para Trajano conceder férias ao Araujo, chefe Estação, então convidou-me para conhecer aquela Estação. Aceitei e segui imediatamente de trem, partindo de Vila Nova até Conde de Araruama e depois Conceição de Macabu, dali começando a subir a Serra até o pico em Leitão da Cunha. A finalidade seria chegar a Nova Friburgo. Nessa temporada de 20 dias conheci também a cidade de Petrópolis. Lembranças inesquecíveis!
Jose Carlos Bissonho

Anônimo disse...

Belo e riquíssimo trabalho! O mais completo já visto até agora sobre a Estrada de Ferro do Cantagalo.

Anônimo disse...

Belíssimo e enriquecidos seu artigo. Parabéns!

Anônimo disse...

Belíssima foto!!
Figueira Gomes

Anônimo disse...


Na foto, o trem estacionado nas araucárias próximas a Igreja Matriz.
Márcio Rodrigues Gonçalves

Anônimo disse...

Cada dia surpreendente com seus descobertas.
Horácio Corrêa Cardillo

Anônimo disse...

Essa foto merecia mesmo ser publicada! Parabéns!
Renan Boaretto Antun

Anônimo disse...

Foto raríssima! Muito obrigada por compartilhar.
Janaina Botelho

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo trabalho!
Márcio Rodrigues Gonçalves

Anônimo disse...

O trem está saindo da Praça 15 de Novembro em direção à Av. Alberto Braune. Do lado direito, hoje em dia se vê o Grupo Escolar Ribeiro de Almeida, onde eu estudei o curso primário.
Pedro Alcântara