Matéria atualizada em 13 de setembro de 2024.
Abaixo, os galpões da Oficina Ferroviária que ficava bem próximo à Estação, também nos primeiros tempos da ferrovia em Nova Freiburgo.
Na sequência abaixo, fotos da primeira Estação de Nova Friburgo inaugurada em 1873 segundo registros.A primeira Estação, em foto apresentada por Carlos Leandro Muniz.
friburgo-cargas
Estação NOVA FRIBURGO
Antiga FRIBURGO
muri
Município: Nova Friburgo - RJ
Linha do Cantagalo – Km 150,073
Altitude: 848m
Estação inaugurada em: 1ª Estação inaugurada em 18
de dezembro de 1873. 2ª Estação inaugurada em 1935.
Estive no local em: Ainda não visitei a
Estação. Fotos extraídas das páginas do Facebook “Baú da História de Nova
Friburgo” e “História de Nova Friburgo”, além de dois belíssimos e históricos registros do acervo do IPHAN.
Uso atual: Sede da Prefeitura
Municipal.
Situação Atual – Linha erradicada, sem
trilhos.
Cia. E. F. Cantagalo (1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1964)
Graças mais uma vez aos amigos do IPHAN e seu maravilhoso acervo fotográfico, trazemos hoje dois raríssimos e inéditos registros fotográficos da Estação de Nova Friburgo. Sem dúvida, registros históricos para enriquecer nossa página!!!
APRESENTAÇÃO:
Na semana em que a cidade de Nova Friburgo completou 206 anos, apresentamos a rica história em fotos de sua antiga Estação Ferroviária e da passagem da Estrada de Ferro Leopoldina pela cidade através dos belíssimos e históricos registros fotográficos publicados nas páginas do facebook; em especial, por Márcio Rodrigues Gonçalves - página “Baú da História de Nova Friburgo” - e por Janaína Botelho - página “História de Nova Friburgo”, além de outras belíssimas contribuições apresentadas nas referidas páginas.
São páginas que resgatam a história da cidade apresentando vasto acervo fotográfico, onde foi possível selecionar as fotos para aqui apresentá-las após realizar as devidas restaurações fotográficas, tornando ainda mais belo este resgate histórico da Estrada de Ferro Leopoldina por Nova Friburgo.
Acima, folheto distribuído no ano de 1956 como “Lembrança de Nova Friburgo”.
Abaixo, a restauração da belíssima ilustração do mesmo folheto.
HISTÓRICO
DA LINHA:
“O que se
convencionou chamar de Linha do
Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F.
Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi
construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de
Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida
para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a Estação de
Cordeiro, nesse trecho, até Portela, às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era
chamado de Ramal Férreo do Cantagalo.
Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi
fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em
1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de
passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em
15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho
inicial do ramal também teve os trens cancelados.” Texto extraído da página http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_cantagalo/novafriburgo.htm
A ESTAÇÃO:
A
Estação de Friburgo foi aberta em
1873, na verdade a primeira Estação, que durou pouco mais de 60 anos, quando foi
construída e inaugurada uma nova e maior Estação, mais bela e imponente.
Nos
anos 1940 o nome “Nova Friburgo” passou
a ser adotado. Como em muitas cidades por onde passaram os Trens da E. F. Leopoldina,
em Nova Friburgo o Trem cortava toda a cidade passando ao lado de automóveis e
ônibus em suas principais ruas e avenidas.
O
transporte de passageiros nos Trens da Leopoldina que passavam por Nova
Friburgo foram desativados entre 1963 e 1965, sendo a Linha do Cantagalo definitivamente desativada e extinta.
Segundo
informações, a antiga Estação é ocupada nos dias de hoje pela Prefeitura. Caso os amigos e amigas da página - especialmente os moradores de Nova Friburgo - tenham fotos atuais da antiga Estação Ferroviária e quiserem contribuir com o enriquecimento desta matéria, ficarei extremamente agradecido. É só enviar para o e-mail de nossa página: otremexpresso@gmail.com
Na sequência abaixo, belíssimos registros vendo-se a Praça XV em destaque.Foto apresentada por Márcio Rodrigues Gonçalves.
11 comentários:
Parabéns pelo seu artigo, Amarildo Mayrink!
Janaína Botelho
Caro amigo, em 1958/59 estava em Trajano de Morais visitando o colega de trabalho Lino Jorge Lipos, que iniciamos juntos com nossa trajetória na ferrovia. Atendendo a chefia foi autorizado a seguir para Trajano conceder férias ao Araujo, chefe Estação, então convidou-me para conhecer aquela Estação. Aceitei e segui imediatamente de trem, partindo de Vila Nova até Conde de Araruama e depois Conceição de Macabu, dali começando a subir a Serra até o pico em Leitão da Cunha. A finalidade seria chegar a Nova Friburgo. Nessa temporada de 20 dias conheci também a cidade de Petrópolis. Lembranças inesquecíveis!
Jose Carlos Bissonho
Belo e riquíssimo trabalho! O mais completo já visto até agora sobre a Estrada de Ferro do Cantagalo.
Belíssimo e enriquecidos seu artigo. Parabéns!
Belíssima foto!!
Figueira Gomes
Na foto, o trem estacionado nas araucárias próximas a Igreja Matriz.
Márcio Rodrigues Gonçalves
Cada dia surpreendente com seus descobertas.
Horácio Corrêa Cardillo
Essa foto merecia mesmo ser publicada! Parabéns!
Renan Boaretto Antun
Foto raríssima! Muito obrigada por compartilhar.
Janaina Botelho
Parabéns pelo belo trabalho!
Márcio Rodrigues Gonçalves
O trem está saindo da Praça 15 de Novembro em direção à Av. Alberto Braune. Do lado direito, hoje em dia se vê o Grupo Escolar Ribeiro de Almeida, onde eu estudei o curso primário.
Pedro Alcântara
Postar um comentário