Na foto
acima vemos Jair Baptista Vieira - avô de Marco Aurélio, o terceiro da esquerda para a direita - em pé com a charmosa
bengala de época ao lado da imponente Locomotiva 316.
Sensacional
registro fotográfico apresenta a movimentada Rua dos Operários, em frente ao
portão das Oficinas da Leopoldina Railway.
Na foto
acima, um dos mais tradicionais registros fotográficos da ferrovia em Bicas datado
de 29 de julho de 1930, onde vemos Posidônio - bisavô de Marco Aurélio - em pé no lado direito da foto, bem
próximo do limpa-trilhos da Locomotiva 317.
Marco
Aurélio fez questão de destacar a foto acima, um dos mais belos registros da
cidade num ângulo inédito.
Registra um evento esportivo no campo de
esportes do Liceu Operário (escola para filhos de ferroviários).
Nela podemos
ver o centro antigo de Bicas, destacando a área das oficinas; o belo e
imponente prédio da então Câmara Municipal que assim funcionou até sua
emancipação, quando o mesmo prédio se tornou sede da Prefeitura de Bicas e o também belo e imponente prédio do Grupo Escolar, vendo-se ao
fundo a Igreja Matriz ainda sem sua torre, erguida em 1932.
Quando
imaginava que já havia visto todas as fotos possíveis da história da ferrovia
em Bicas, eis que nos últimos dias tive a grata surpresa de receber do grande
amigo Marco Aurélio Baptista da Silva Matos novas e inéditas fotos que reforçam
a tese da fundamental importância da ferrovia para a existência de nossa
cidade, bem como alimentam nossos sonhos de reviver um passado de glórias e
riquezas.
Trago
então aos amigos leitores, belíssimos registros fotográficos de gerações da
família de Marco Aurélio, família que traz a ferrovia nas veias, começando por
seu bisavô Posidônio, maquinista ferroviário destacado num dos mais belos registros fotográficos da
ferrovia em Bicas.
Posidônio,
pai de Jair Baptista Vieira e Nilson Baptista Vieira, também ferroviários que
fizeram parte da construção desta bela história.
Junto
com a primeira foto citada acima vieram outras também belíssimas, onde aparece
em destaque o avô de Marco Aurélio, Sr. Jair Baptista Vieira ao lado da
imponente Locomotiva 316 e na varanda de um vagão de passageiros acompanhado de
amigos.
Tem
também fotos do movimentadíssimo portão das oficinas de Bicas; do belíssimo
largo em frente à Estação de Bicas, hoje Rua Dr. Vicente Bianco; importantes
registros de um acidente ferroviário em São Geraldo-MG e uma foto onde aparece uma
Locomotiva toda ornamentada - provavelmente preparada para participar de uma viagem festiva.
Mais uma bela foto da imponente Locomotiva 316, com Jair Baptista Vieira - avô de Marco Aurélio - em pé, de colete e calça escura à esquerda na foto.
Em outro
belo registro fotográfico, na varanda de um vagão da Leopoldina Railway vemos Jair
Baptista Vieira - avô de Marco Aurélio - em pé no centro da foto posicionado
sobre o engate.
Junto às
fotos veio outro interessante registro de uma Locomotiva ornamentada com
bandeiras - foi possível identificar o número 36 escrito no farol - provavelmente
preparada para transportar alguma importante comitiva pelos caminhos da Leopoldina
Railway.
Um dos
mais belos registros fotográficos de Bicas, onde vemos o largo em frente à
Estação de Bicas, hoje Rua Dr. Vicente Bianco.
Marco
Aurélio também permitiu a reprodução da “Caderneta de Nomeação” de seu avô Jair
Baptista Vieira na então “Leopoldina Railway Company” datada de nove de
setembro de 1935.
Jair
Baptista Vieira nasceu em 30 de junho de 1910, sendo admitido pela Leopoldina
Railway em 04 de janeiro de 1923, aos 13 anos incompletos como aprendiz
torneiro.
Junto
à caderneta veio também o “Certificado de Inscrição na Caixa de Aposentadorias e
Pensões para Empregados da Leopoldina Railway”, onde consta o nome da esposa de
Jair, Iara e de sua filha Hely Baptista de Matos – mãe de Marco Aurélio.
Por
fim, dois importantes registros de um desastre ferroviário ocorrido em 26 de
outubro de 1932, onde uma enchente derrubou a ponte localizada no quilômetro
329, em São Geraldo-MG.
Um comentário:
Extraordinário este documentário sobre Ferrovia de Bicas, são fotos e documentos importantes para nossa historia, mais uma vez meus parabéns por este belo trabalho no resgate da história da ferrovia.
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