terça-feira, 7 de janeiro de 2020

ESTAÇÃO SÃO PEDRO DOS FERROS - Município entre Rio Casca e Raul Soares.


Acima e abaixo, a Estação de São Pedro dos Ferros sob o olhar de Cláudio Paulon de Carvalho, em abril de 2017.


A antiga e histórica Igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída no Século XIX conserva as suas características originais. 




Acima, foto extraída do site da Prefeitura de São Pedro dos Ferros.







Estação SÃO PEDRO DOS FERROS
 oculo-pequeno



Linha de Caratinga: Km 517,343 (1960).
Altitude: 364m.
Estação inaugurada em: 31 de agosto de 1914.
Estive no local em: Ainda não visitei a estação. Registros fotográficos realizados por Cláudio Paulon de Carvalho em 22 de abril de 2017.
Uso atual: Conselho Tutelar e Cooperativa de Produtores de Leite.
Situação Atual – Ramal declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1914-1975)
RFFSA (1975-1994)





Abrindo as postagens no ano de 2020, trazemos a Estação de São Pedro dos Ferros.


HISTÓRICO:

Recebi do leitor e amigo Cláudio Paulon de Carvalho registros fotográficos da Estação de São Pedro dos Ferros realizados por ele em 22 de abril de 2017 numa viagem nostálgica por várias cidades acompanhado de seu Pai João de Carvalho Neto visitando antigas estações ferroviárias.

No caso de São Pedro dos Ferros, foi uma visita realmente especial, já que a história de sua família teve início lá, onde viveram seus bisavós italianos; onde nasceu sua avó materna, Maria Bratiliere Dias casando-se com seu avô José Geraldo Paulon. Sua mãe Maria das Graças Paulon também nasceu em São Pedro, onde conheceu e se casou com seu pai João de Carvalho. Lá ainda vivem alguns parentes da família Bratiliere e Paulon, bem como parentes de seu pai. Ou seja, uma longa história, recheada de muitas lembranças... Belas lembranças...

Segundo Cláudio, seu pai começou a trabalhar na E. F. Leopoldina em Rio Casca antes de casar com sua mãe. Cláudio conta também que seu pai trabalhou na Rede Ferroviária até se aposentar, já em Viçosa.



A ESTAÇÃO:

A estação de São Pedro dos Ferros fica localizada ao lado da Praça Prefeito Armando Rios, no centro da cidade e foi inaugurada em 31 de agosto de 1914.
Quando da construção da Linha de Caratinga, São Pedro dos Ferros foi ponta desta linha por um ano e meio, até a inauguração do trecho que seguia para Raul Soares, que na época se chamava Matipoó.
Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens mistos, trazendo passageiros para a estação. 
A estação encontra-se em bom estado e nela funciona o Conselho Tutelar da comunidade. Em 2013 servia também como cooperativa de beneficiamento de leite.




 Claudio Paulon acompanhado de seu pai João de Carvalho visitando a cidade e relembrando belas histórias.




 Em 1965 houve uma mudança de percurso na Linha de Caratinga. Inicialmente os trens vinham do Rio de Janeiro passando por Petrópolis e Areal até chegar a Três Rios. 
Posteriormente passaram a utilizar a Linha Auxiliar por Governador Portela e Miguel Pereira para também chegar a Três Rios. Acreditamos que tal fato tenha gerado divergências nas informações de distância das estações encontradas nas placas das mesmas e em manuais técnicos ferroviários.




Acima e abaixo, a velha e histórica igreja onde o Sr. João de Carvalho fez questão de tirar uma foto para recordação.


Belo casario remonta aos tempos da chegada da ferrovia em São Pedro dos Ferros.


Nenhum comentário: