quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estação PARADA LATICÍNIOS, uma das seis Estações localizadas no Município de Santana do Deserto.

Matéria atualizada em 28 de agosto de 2025.

Acima e na sequência abaixo, a Parada Laticínios em julho de 2025.




A única foto que fiz da Parada Laticínios em dezembro de 2012. Naquele dia, não sabia que o prédio havia sido uma Parada Ferroviária.






Estação PARADA LATICÍNIOS



Município de Santana do Deserto
Linha de Caratinga – Km 162,398 (1960)
Estação inaugurada em: sem informação.
Estive no local em: Dezembro de 2012 e julho de 2025.
Uso atual: Em minha última visita encontrei o prédio fechado, em estado de abandono. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.




HISTÓRICO:

A Parada Laticínios é uma das 6 Estações localizadas no território do município de Santana do Deserto no auge da E.F. Leopoldina. Além de sua própria Estação na sede do Município e da Parada Laticínios, existiam também as Estações de: Ericeira, Silveira Lobo, São Marcos e Sossego. Isso sem contar com a primitiva Estação de Silveira Lobo


A ESTAÇÃO:

Localizada a 240 metros da Estação de Sossego, a Parada Laticínios era utilizada para o escoamento da produção de leite e derivados daquela região que, pelas dimensões do prédio, deveria ser grande.

Quando visitei a Parada Laticínios em 2012 o prédio já estava fechado, mas ainda em boas condições. Retornei ao local em julho de 2025 encontrando a antiga Parada em estado de abandono, mas mantendo suas características originais, mantendo também o nome “Cooperativa Agropecuária de Sossego Ltda” descrito na frente e na lateral do prédio.


Acima, ao sair de Sossego em direção a Pequeri, a Parada Laticínios é vista à esquerda.
Abaixo, ao chegar a Sossego vindo de Pequeri, a Parada é vista à direita. 


Nas três fotos abaixo, o prédio da antiga Parada em estado de abandono.




2 comentários:

Anônimo disse...

Cooperativa de Sossego. Infelizmente, desativada e em estado de abandono. Recentemente passei por lá e além das péssimas condições do prédio, os equipamentos foram todos retirados.
Ivan Corrêa

Anônimo disse...

Toda Estação Ferroviaria é um símbolo para uma cidade que a tem, para uma população que a utilizou, para cada cidadão que embarcou, desembarcou ou apenas a conhece. A gente está vendo que as coisas acontecerem tudo de forma contraria do que deveria ter acontecido. Esta Estação, não sei, mas talvez hoje por conta do êxodo rural não teria mais demanda hoje. Mas a linha férrea, esta sim, deveria estar passando ali do lado. A maioria dos municípios brasileiros ou nasceram próximos a Estação de Trem e se desenvolveram com os trilhos ou se desenvolveram com a chegada da linha férrea e por isso devem muito a malha férrea. Estações Ferroviárias e linhas férreas deveriam ser consideradas algo sagrado nos municípios, deveria até mesmo ser feriado municipal o dia da inauguração da Estação em uma cidade. Partindo deste pressuposto quando do abandono, as Prefeituras deviam fazer fiscalizações de proteção, manutenção, conservação e limpeza da malha férrea em suas respectivas áreas municipais, daí esta Estação estaria bem preservada, já que recebem verbas Federais e Estaduais para outros diversos setores. Tudo isto em constante movimento para o retorno dos Trens, indispensáveis aos cidadãos de quaisquer cidades. NÓS QUEREMOS OS TRENS DE VOLTA PARA CARGA E PRINCIPALMENTE PARA PASSAGEIROS EM TODAS AS LINHAS FÉRREAS TRONCOS OU RAMAIS QUE JÁ EXISTIRAM UM DIA, NAQUELAS QUE AINDA EXISTEM/RESISTEM, BEM COMO CONSTRUÇÃO DE NOVAS LINHAS LIGANDO CIDADES, CAPITAIS, O BRASIL. ACÓRDA BRASIL!
Laudo Sturaro