segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ESTAÇÃO TOCANTINS - Localizada no prolongamento da Linha que uniria a Estação de Guarani à de Ubá.


Matéria atualizada em 20 novembro de 2023.


Segundo Milton Rodrigues Palhares - ao lado da Locomotiva – “na foto acima, tirada em 1957, aparece no desvio o Trem Misto com a Locomotiva 32, então sediada no depósito de Bicas. Nessa foto ele estava aguardando o outro Trem, o Expresso prefixo 22 de Ponte Nova a Barão de Mauá".

Abaixo, registro que realizei em maio de 2018 no mesmo local e no mesmo ângulo da foto de Milton Rodrigues Palhares.




Na sequência abaixo, registros que fiz em minha última visita, em novembro de 2023, quando infelizmente encontrei o prédio bem mais deteriorado. Um prédio histórico como este merece mais atenção por parte a área de Cultura e Patrimônio Histórico do Município.






Abaixo, dois registros feitos em minha primeira visita, em 2012.



Acima e abaixo, a Estação de Tocantins “Ontem & Hoje” nesta bela contribuição de Hugo Caramuru.


Abaixo, a localização da Estação de Tocantins vista pelo google maps.










Estação TOCANTINS



Município: Tocantins
Linha de Caratinga – Km 286,287 (1960)
Altitude: Não informada.
Estação inaugurada em:  18 de julho de 1886.
Estive no local em:  julho de 2012, maio de 2018 e novembro de 2023.
Uso atual: Moradia familiar. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)




HISTÓRICO:

Estive na Estação de Tocantins pela primeira vez em julho de 2012, quando fiz as primeiras fotos aqui apresentadas. Retornei em maio de 2018 e pouca coisa havia mudado, como pode ser visto nas fotos daquele ano. Retornei mais uma vez em novembro de 2023 e infelizmente o prédio está cada vez mais deteriorado. Um prédio histórico como este merecia mais atenção por parte a área de Cultura e Patrimônio Histórico do Município.

Em minhas três visitas à Estação de Tocantins, cheguei até ela vindo da Estação de Ligação, em Ubá - já publicada aqui no blog - seguindo por estrada de terra, encontrando a Estação numa pequena localidade rural, bem afastada da sede do Município de Tocantins, característica raramente encontrada em Estações que recebem o nome de seu Município.


Acima e abaixo, a Estação de Tocantins “Ontem & Hoje”, com mais uma bela contribuição de Hugo Caramuru.



A ESTAÇÃO:

Em 2012 e 2018 funcionava no prédio da antiga Estação um pequeno estabelecimento comercial. Em 2023 aparentemente estava sendo usada apenas como moradia. O telhado da antiga Estação já não é mais de telha francesa, sendo coberta atualmente com telhas de amianto.

Ao que tudo indica, a Estação de Tocantins era composta de dois módulos - como podemos ver nas fotos – mas apenas o módulo principal com a plataforma está de pé, sendo possível perceber a existência de um segundo módulo através de uma das cabeceiras da Estação, pois a parede de tijolos ainda está erguida e com o mesmo desenho do módulo principal.

Dentro da antiga Estação, em 2012 o usuário do prédio me apresentou um quadro com uma grande foto emoldurada vendo-se um menino ao lado da Locomotiva 32, foto esta que abre a matéria num comparativo “ontem & hoje”. Por sinal, trata-se da mesma foto que o amigo Milton Rodrigues Palhares apresenta no site Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, através do link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_tresrios_caratinga/tocantins.htm 

Segundo este mesmo site, que é minha principal referência em dados sobre as Estações ferroviárias da Zona da Mata mineira, "a Estação de Tocantins foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a Estação de Guarani à de Ubá. Na linha que passava por Tocantins rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 70, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso."



Na sequência abaixo, mais alguns registros que fiz em minha última visita, em novembro de 2023






Na sequência abaixo - fotos da Estação de Tocantins em maio de 2018.








As fotos abaixo mostram que a Estação de Tocantins era composta de dois módulos, mas apenas o módulo principal com a plataforma está de pé, sendo possível perceber a existência de um segundo módulo através de uma das cabeceiras da Estação, pois a parede de tijolos ainda está erguida e com o mesmo desenho do módulo principal.







Abaixo, mais alguns registros feitos em minha primeira visita, em 2012.








4 comentários:

Marcio Sette Cardoso disse...

Boa tarde a Amarildo Engraçado que essa locomotiva Ela parece ser da mesma série da 327 Será que o nome dela não era 32 e mais algum número?

Anônimo disse...

Parabéns pelo incrível trabalho Amarildo! Estou fazendo algo semelhante em minha pesquisa de Doutorado sobre a Estrada de Ferro Bahia e Minas.
Sérgio Lana

Anônimo disse...

Parabéns Amarildo José Mayrink pelo trabalho incrível!
Procure, por favor, entrar em contato com o pessoal que está cuidando da Estação Ferroviária de Alto Jequitibá. Peguei o contato deles, mas não consigo achar o cartão. O fato é que estão com um trabalho muito bom e você daria mais carga a esse trabalho.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Bacana! Perto de Viçosa, hoje trecho não existe mais!
Tadeu Pereira de Sá