segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ESTAÇÃO TOCANTINS - Localizada no prolongamento da linha que uniria a estação de Guarani à de Ubá.






Estive na Estação em julho de 2012

Inaugurada em 18 de julho de 1886

Linha Caratinga - km 286,287 (1960)




Estive na Estação de Tocantins em julho de 2012, quando foram tiradas as fotos aqui apresentadas.
Após visitar a estação de Ligação - já publicada aqui no blog - segui por estrada de terra até encontrar a estação numa pequena localidade rural e bem afastada da sede da cidade de mesmo nome.
No prédio funciona atualmente um pequeno estabelecimento comercial. O telhado da antiga estação já não é mais de telha francesa, sendo coberta atualmente com telhas de amianto.
Ao que tudo indica, a estação era composta de dois módulos - como podemos ver nas fotos – mas apenas o módulo principal com a plataforma está de pé, sendo possível perceber a existência de um segundo módulo através de uma das cabeceiras da estação, pois a parede de tijolos ainda está erguida e com o mesmo desenho do módulo principal.
Dentro da antiga estação, o atual usuário do prédio me apresentou um quadro, uma grande foto emoldurada onde vemos um menino ao lado da locomotiva 32. Por sinal, trata-se da mesma foto que Milton Rodrigues Palhares apresenta no site estações ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, através do link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_tresrios_caratinga/tocantins.htm onde ele apresenta o seguinte relato:

"Na foto abaixo, tirada em 1957, aparece no desvio o trem misto com a locomotiva 32, então sediada no depósito de Bicas. Nessa foto eu estava aguardando o outro trem, o expresso prefixo 22 de Ponte Nova a Barão de Mauá".


Segundo este mesmo site, que é minha principal referência em dados sobre as estações ferroviárias da Zona da Mata mineira, "a Estação de Tocantins foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação de Guarani à de Ubá. Na linha que passava por Tocantins rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 70, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso."









As fotos acima e abaixo mostram que a estação era composta de dois módulos, mas apenas o módulo principal com a plataforma está de pé, sendo possível perceber a existência de um segundo módulo através de uma das cabeceiras da estação, pois a parede de tijolos ainda está erguida e com o mesmo desenho do módulo principal.









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