sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Belíssimo e histórico acervo fotográfico de Mara Bertelli Machado com grandes atuações da EQUIPE DE SOCORRO DE BICAS.





Recebi da grande amiga Mara Bertelli Machado, aqui de Bicas, este espetacular acervo fotográfico da época em que seu pai José Leopoldo Machado trabalhou na Equipe de Socorro sediada nas Oficinas de Bicas, uma das mais reconhecidas na EFL pela alta capacidade de trabalho e grande sucesso nas atuações. 

São registros feitos em vários trechos da Leopoldina, especialmente na Serra de Bicas para Rochedo de Minas e na Serra de Pequeri para Santana do Deserto

Fotos que precisavam de uma bela restauração e como os amigos leitores já sabem, restaurar fotos é minha grande paixão, especialmente quando se tratam de fotos que resgatam a belíssima história da passagem da Estrada de Ferro Leopoldina pela Zona da Mata mineira. 

Espero que gostem do resultado e se deleitem com mais uma viagem no tempo.

Renovo meus agradecimentos a Mara Bertelli Machado e Família pela valiosíssima contribuição.














5 comentários:

Anônimo disse...

data: 15/03/2016 | de: Mara Bertelli Machado
Amarildo, enfim consegui ver as fotos aqui no site e adorei!!!!!! Parabéns amigo, você realmente ama o que faz e o faz com muito carinho, sabedoria e dedicação!!!! Não é você que tem que me agradecer, eu é que te agradeço por estar me proporcionando esta alegria de voltar no tempo e recordar daquela época maravilhosa, época em que assentávamos para ver as fotos e ouvir nosso querido pai contar cada fato que aí se encontra!!!!! Obrigada mais uma vez!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Guindastes de socorro da Leopoldina
data: 13/03/2016 | de: Wilson Peixoto Silva
Aprecio esta pagina e parabenizo por a mesma ser informativa e também por satisfazer a todos nós saudosistas da Leopoldina. Sobre os guindastes de Socorro desta estrada, gostaria de saber se vcs tem fotos deles da era a vapor. Acredito que a Leopoldina possuía apenas quatro Ortons para 68 tonelas, assim distribuídos: 101-Barão de Mauá, 102-Campos, 103? e 104 Bicas. Quando da aquisição das U-20 a RFFSA designou para Campos o Orton Mc Coullong para 125 toneladas, sendo o 102 posto como reserva.
Fotos dos carros e vagões sempre serão bem vindas.

Anônimo disse...

Trens de Socorro da Leopoldina
data: 13/03/2016 | de: Wilson Peixoto Silva
Raríssimas e belas fotos postadas sobre um outro resgate com equipes de socorro, desta vez com dois guindastes encarrilhando uma U-12. O local do sinistro não é identificado, talvez seja próximo a Bicas. Qual o numero dos guindastes, seria o 103 e o 104, d'onde vieram um de Bicas, mas e o outro? Mayrink, se tiver estas informações agradeço-lhe. Obrigado!

Amarildo Mayrink disse...

Re:Guindastes de socorro da Leopoldina
data: 15/03/2016 | de: Amarildo Mayrink
Caro Wilson, chegou a ler a postagem anterior sobre a Equipe do Socorro de Bicas. Se não, segue o link:
http://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/06/equipe-de-socorro-de-bicas-importante-e.html

Unknown disse...

Adoro essa página, sempre falando sobre os trens de Bicas, sempre que vou em bicas fico imaginando por onde esses trens operavam e facilmente se acha onde antes eram estradas de ferro, e hoje são ruas.