terça-feira, 3 de novembro de 2015

Registros fotográficos do Monumento "MARCO ZERO" da Ferrovia do Aço, verdadeira obra de arte construída pelas mãos dos ferroviários biquenses.



Na foto cedida por Magela Ferreira, ferroviários de Bicas que trabalharam na construção, montagem e instalação do Monumento "MARCO ZERO" da Ferrovia do Aço.
Em cima, em pé: Sebastião Gomes, Norival Ramos, Aloizio Barros, Paulinho Rossi e Dr. Ruy Meireles.
Em baixo, sentados: Zenoni Guingo, Tadeu, Edemir Cremonezzi, Magela Ferreira, Leonardo com capacete (de São João Nepomuceno), Valdo Maia e Moca.









Novamente fui surpreendido pelo amigo Aloizio Barros, aqui de Bicas, com belos registros fotográficos que resgatam a dimensão da importância e qualidade da mão de obra dos ferroviários lotados nas oficinas de Bicas. Trata-se da fabricação e montagem do monumento que é o marco inaugural da Ferrovia do Aço, fixado no km “0”, localizado em Jeceaba-MG. As fotos vieram acompanhadas de breve histórico:


"Em anexo, as fotos do P1-07, marco inaugural da Ferrovia do Aço. O Monumento está fixado no km "0" da Ferrovia do Aço, em Jeceaba-MG.

Ele foi todo elaborado pelo pessoal da Oficina de Bicas em 1989, baseado numa planta de uma arquiteta do Rio de Janeiro. Foi montado aqui, cortado o perfil da ferrovia nos trilhos TR 57 e transportado para Jeceaba no nosso caminhão.

Lá foi montado pelo nosso pessoal e inclusive no dia da inauguração, com as autoridades já presentes, viu-se que a placa de granito que foi feita em Juiz de Fora não tinha sido furada para fixação dos parafusos. A solução foi colocar 3 chapas dobradas para apoiá-la "provisoriamente" até ser furada e o que era para ser provisório está do mesmo jeito até hoje."




Palco de inauguração da Ferrovia do Aço - 1989.














2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO LEGAL AS FOTOS,ATUALMENTE A FERROVIA DO AÇO SE MODERNIZOU,COM NOVO CCO E SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO TODO DIGITAL,SENDO VOZ E DADOS.
MORO EM AREA RURAL DE SÃO JOÃO DEL REI,PROX. AO P1-13.
UM ABRAÇO E PARABÉNS PELO TRABALHO.
ATT/VALDIR.

Anônimo disse...

Tenho a filmagem (oficial da RFFSA) em VHS completa da inauguração, inclusive entrevistas e discursos. Fiz a migração para DVD. Se alguém se interessar pela filmagem, entre em contato.