quinta-feira, 1 de setembro de 2022

ESTAÇÃO ITAPERUNA - No começo de tudo, fazia parte da Companhia Estrada de Ferro Carangola.


 Belíssimo registro da antiga estação de Itaperuna, da página do Facebook "Itaperuna das Antigas".


Mais um belíssimo registro da antiga estação de Itaperuna, do acervo de Eliezer Magliano.



Acima, dois belos e românticos registros da ferrovia em Itaperuna.







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Estação ITAPERUNA

Antiga Porto Alegre e São José do Avaí 


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Município: Itaperuna-RJ

Linha de Carangola: Km 446,746 (1960).

Altitude: 113m.

Estação inaugurada em: 17 de outubro 1881.

Estive no local em: Ainda não visitei.

Uso atual: Estação demolida.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

Cia. E. F. Carangola (1881-1890)

Cia. Barão de Araruama (1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)





HISTÓRICO:

Segundo aponta Ralph Mennucci Giesbrecht em sua página "Estações Ferroviárias"... “a Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, a que viria a ser mais tarde a Linha de Carangola, incorporada pela Cia. Leopoldina em 1890, que foi aberta entre as estações de Murundu e de Santo Antônio do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A Linha de Carangola foi extinta pela RFFSA em 31 de dezembro de 1973 no trecho entre Porciúncula e Itaperuna, e em 1° de novembro de 1977 no trecho restante.”

 

A ESTAÇÃO:

Contando com a valiosa contribuição da página “Estações Ferroviárias”, como pode ser visto no link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_2/itaperuna.htm,  a estação de Porto Alegre foi inaugurada em 1881, na fazenda adquirida não muito tempo antes pelo Comendador Cardoso Moreira, fazendeiro e principal acionista da E. F. Carangola, além de grande investidor em obras na região. Era então a estação terminal da linha que vinha de Campos e Murundu, e assim ficou por alguns anos até que fosse definitivamente prolongada até Porciúncula, devido a disputas de interesses entre a E. F. Leopoldina e esta ferrovia no trecho próximo a Carangola.

Como é sabido, o trecho entre Murundu e Campos da E. F. Carangola mais tarde tornou-se parte da linha do litoral, sendo denominado de Linha do Carangola o trecho entre Murundu e Porciúncula, até finalmente serem terminadas, alcançando Porciúncula, na linha de Manhuaçu.

A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.

Tanto a estação quanto a cidade que se formou à sua volta, em 1889 passaram a se chamar Itaperuna, depois de um curto período com o nome de São José do Avaí. Porém, de acordo com a notícia do jornal paulista “O Estado de S. Paulo” de 1892, o novo nome teria sido dado apenas em setembro deste ano.

Uma nova estação teria sido construída no lugar da anterior no final de 1950. Porém, não consegui fotos da mesma. As obras desta estação, ou a sua inauguração, foram feitas na presença do presidente Juscelino Kubitschek, que foi para o evento de trem.

Trens de passageiros ali foram desativados em 1° de novembro de 1977, quando a estação foi fechada. Nessa época, o trem saía diariamente de Murundu às 8:25 da manhã e chegava em Itaperuna, então estação terminal desde 1973, quando foi suspenso o trecho entre ela e Porciúncula, às 12:08. Às 14:00, o trem partia de volta para Murundu, onde se encontrava com o trem que ia para Niterói.

Infelizmente a estação já foi demolida, segundo Flávio Lemos, de Itaperuna.


Além da valiosíssima contribuição da página "Estações Ferroviárias", contei também com as maravilhosas fotos postadas na página do Facebook "Itaperuna das Antigas" e do amigo Eliezer Magliano, nas quais realizei um trabalho de restauração fotográfica.




Na espetacular sequência abaixo, belíssimos registros fotográficos que mantêm viva a história da ferrovia em Itaperuna, valiosíssima contribuição da página do Facebook “Itaperuna das Antigas”.  













7 comentários:

Anônimo disse...

Já embarquei no trem nessa estação quando viajei para o Rio de Janeiro em 1953. Bons tempos!
Valdir José Vieira

Anônimo disse...

Uma pena não ter preservado uma relíquia dessa...
Mauro Lúcio Barbosa

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Só Itaperuna que não preservou... poderia ser um Polo das Confecções! Pena!
Amélia Mury

Anônimo disse...

Adoro essas histórias! O que tiver manda sim, é bom para os mais jovens conhecer um pouco do passado de Itaperuna.
Sônia Maria Sgró de Souza

Anônimo disse...

Caraca!!! Essa veio do fundo do baú!!!
Lenilson Souza Assis

Anônimo disse...

Eu conheci essa Estação!
Tina Miliosi

Anônimo disse...

Saudade!
Antônio De Pádua da Rocha