quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
domingo, 1 de dezembro de 2013
Estação PARADA PASSA CINCO - No Ramal do Pomba, uma pequena parada na área rural entre Guarani e Rio Pomba.
Um amigo de Guarani se ofereceu a me acompanhar até a pequena Parada de Passa Cinco, que fazia parte do Ramal do Pomba.
Localizada na área rural do Município de Rio Pomba, a Parada Passa Cinco ainda conserva sua plataforma e a pequena cobertura, mesmo que faltando algumas telhas.
No caminho encontramos também uma construção com características das construções ferroviárias, mas segundo moradores da região aquela não era a antiga casa de turma.
A proposta inicial era estender a viagem para então encontrar a Casa de Turma e a ponte sobre o ribeirão Formoso, afluente do Rio Pomba, mas por motivo de força maior foi preciso retornarmos a Guarani.
A Casa de Turma e a ponte ficaram para uma próxima oportunidade, mas foi legal completar este pequeno ramal da Estrada de Ferro Leopoldina.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Oficinas de Bicas, "celeiro" de grandes artistas.
As Oficinas de Bicas sempre foram reconhecidas no âmbito ferroviário como uma das melhores oficinas da ferrovia, dado à qualidade de sua mão de obra, dotada de grandes artífices, verdadeiros artistas ferroviários. Nas fotos a seguir, algumas das obras de arte construídas em Bicas, como carros de controle, carros de chefia do trem, autos de linha, etc.
* O blog otremexpresso agradece ao casal Paulo Nunes e Edith Dias de Oliveira Nunes pela importante contribuição na identificação dos ferroviários.
FOTO 01, cedida por Paulo Nunes - Em pé, da esquerda para a direita, 01- não identificado, 02- José Taroco, 03- Osvaldo Coelho, 04- José Cúgola, 05- Waldir Xavier (Neném), 06- Waldemar Lopes, 07- Laerte Afonso, 08- Luiz Lanini e 09- Nilson Batista. Agachados, 01- Manoel Marques e 02- não identificado.
FOTO 02, cedida por Silene Mazoco - Nesta foto não foram identificados os números 01, 02, 03, 04, 10, 11 e 14. 05- Milton Mazoco, 06- Dr. Trigo, 07- Júlio Tum, 08- Paulinho Daniel, 09- Tuninho Galinha, 12- Zico Lanini, 13- Norberto Barral, 15- Waldir (Didi Garapa), 16- Luiz Lanini, 17- Sr. Barreto, 18- Antônio Marques(?).
FOTO 03, cedida por Nem Cunha - 01- Genaro, 02- Albertinho Rossi, 03- Bico Doce, 04- Zico, 05- Waldir (Didi Garapa), 06- Dr. Trigo, 07- José Cúgola, 08- Júlio Tum, 09- Luiz Lanini, 10- Jairzinho.
FOTO 04, cedida por César Lanini - 01- Pedro Lanini, 02- Alberto Rossi, 03- Waldir (Didi Garapa), 04- Francisco Lanini, 05- Zico.
FOTO 05, foto cedida por Aracy Moreira - 01- Octacílio J. Moreira e seu primo, 02- José Maria Cândido.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
BICAS, década de 1970! Foto inédita registra a passagem do trem pelo Bairro Santana.
Até hoje uma coisa vinha me intrigando: será que ninguém tirou uma foto sequer de uma composição passando por outro local da cidade que não a região de nossas oficinas e da Estação Ferroviária? Será que um dia poderia realizar o sonho de ver uma foto do trem passando pela Melo Viana, pela Reta ou pelo Bairro Santana?
Eis que mais uma vez surgem os amigos Paulo Nunes e Edith com uma verdadeira preciosidade: uma composição passando pelo Bairro Santana, bem próximo da região onde hoje está localizada a Escola Estadual Deputado Oliveira Souza em meados da década de 1970, já como RFFSA.
Aos amigos Paulo Nunes e Edith, meus sinceros agradecimentos pela realização do sonho! Obrigado por mais esta importante contribuição.
Olha o trem passando pelo Bairro Santana, já na época da RFFSA.
domingo, 17 de novembro de 2013
Uma viajem de GUARANI a PIRAÚBA pelo antigo leito da ferrovia.
Aproveitei a manhã de domingo para seguir uma sugestão do amigo Marcelo Rocha, que pelo facebook me indicou novas descobertas. Segue o texto:
"Olá, Mayrink! Tudo bem?
Ontem estive em Guarani e retornei para Piraúba pelo antigo leito da linha. Neste trecho tem uma casa de turma mais ou menos conservada e mais à frente, já no Município de Piraúba, uma caixa d’água. Dá para fazer praticamente todo o trecho de moto. Posso garantir que vale a pena, é muito maneiro. Abração aê, vlw!"
Pois é, lá fui eu pelos caminhos do trem da Leopoldina e realmente valeu à pena, Marcelo! Belas fotos num percurso com belas fazendas e lagos, um trecho da ferrovia onde o antigo leito está totalmente preservado. O resultado pode ser visto nas fotos.
Valeu a dica, Marcelo!
Depois da ponte, um pouco antes do trevo para Piraúba pela rodovia, o antigo leito prosseguia à esquerda, hoje estrada rural.
Logo após deixar o asfalto, anda-se um bom trecho de estrada rural para encontrarmos uma antiga Casa de Turma.
No percurso, sedes de fazendas, lagos e belas paisagens.
Uma parada para apreciar o visual. Acima, indo para Guarani. Abaixo, indo para Piraúba.
Aí está a Caixa d'Água que o Marcelo disse! No silêncio da área rural, é possível imaginar a maria-fumaça se aproximando e parando para reabastecer, até chegar a Piraúba.
Assinar:
Postagens (Atom)