terça-feira, 26 de maio de 2020

ESTAÇÃO CORNÉLIO ALVES - A 3ª parada na zona rural de Raul Soares.


Matéria atualizada em 31 de dezembro de 2021.

Acima e abaixo, a bela Estação de Cornélio Alves renascendo com a participação ativa da comunidade.



Dos tempos da ferrovia... passageiros aguardam pelo trem na então movimentada Estação de Cornélio Alves. Foto do acervo de João Carlos da Silva.



Abaixo, o belíssimo trabalho do SENAR em parceria com a Associação Comunitária de Cornélio Alves. Registros que nos motivam a acreditar em coisas realmente boas.





Nas quatro fotos abaixo, belos registros de Cristina Martins, que desenvolve o trabalho com plantio de mudas frutíferas e de flores.






Nas fotos abaixo, registros das reuniões da Associação Comunitária na antiga estação antes das reformas, mostrando que uma comunidade unida é capaz de realizar grandes transformações. 





Com o auxílio do Google Maps, a localização exata da antiga Estação de Cornélio Alves e da comunidade rural bem próxima a ela.



Acima, a estação de Cornélio Alves antes das reformas, por Israel Zinho.









Estação CORNÉLIO ALVES
monsenhor-horta



Município: Raul Soares
Linha de Caratinga: Km 545,007 (1960).
Altitude: 295m.
Estação inaugurada em: 14 de dezembro de 1930.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação.
Uso atual: Sede da Associação Comunitária de Cornélio Alves. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1994)








HISTÓRICO:  

 

Por ainda não ter acontecido a oportunidade de viagens de pesquisa pela região de Raul Soares, inicialmente contei com a especial contribuição dos amigos da página “Raul Soares – Sua Historia em Fotos” e com Israel Zinho - mais um amigo da página .

Mas grandes e belas notícias sobre a Estação Cornélio Alves motivaram a atualização desta matéria, graças aos novos amigos da página do facebook “Cornélio Alves (ACCA)”.

 


 Abaixo, novos registros do belíssimo trabalho do SENAR em parceria com a Associação Comunitária de Cornélio Alves. 

 

A ESTAÇÃO:

 

Localizada bem próxima à comunidade de mesmo nome, também situada na área rural de Raul Soares, a Estação Cornélio Alves era a terceira parada dentro da área do município, onde grande parte do antigo leito ferroviário foi transformado em estrada rural, fato muito comum na região e por toda a antiga linha da E. F. Leopoldina na zona da mata mineira.

Diferente das estações de Capitão Martins e Vermelho Velho, a antiga estação de Cornélio Alves tem apenas um prédio compondo o pequeno complexo ferroviário. Quando fizemos a primeira publicação sobre a antiga estação em maio de 2020, fotos e informações davam conta de um prédio fechado e com sinais de abandono. Foi então que conheci os mais novos amigos do grupo “Cornélio Alves (ACCA)” trazendo belas e motivadoras notícias:

O prédio resistiu bravamente ao tempo e hoje foi transformado em sede da ACCA – Associação Comunitária de Cornélio Alves. Graças à força e à união da comunidade a antiga estação passou por grandes reformas, se encontra belíssima e renovada; transformada em ponto de encontro social comunitário onde são ministrados cursos pelo SENAR, ensino e promoção do plantio de mudas frutíferas, floriculturas e artesanato, além de uma grande área de lazer com campo de futebol e espaço para realização das festas da comunidade.

Confesso que foi realmente gratificante conhecer este trabalho e principalmente ver a antiga estação bela e útil novamente.

Que sirva de exemplo para tantas outras comunidades que têm antigas estações ferroviárias totalmente abandonadas; valiosos “patrimônios históricos” que poderiam estar sendo muito bem aproveitados.





Nas cinco fotos abaixo, a antiga estação antes das reformas e na última foto, o visual encantador da localidade vendo-se a Estação "novinha em folha"em destaque.








Acima e abaixo, mais dois belos registros da estação de Cornélio Alves antes das reformas, por Israel Zinho.



A estação de Cornélio Alves em mais uma valiosa contribuição da página do facebook “Raul Soares – Sua História em Fotos”. 



Na foto acima, também extraída do Google Maps, vemos a antiga Estação Cornélio Alves em destaque.


Acima e abaixo, próxima à estação, um pequeno pontilhão ferroviário.




2 comentários:

Anônimo disse...

Estive muitas vezes nessa estação pra pegar o trem pra Caratinga. Estudei no grupo escolar que tinha aí perto. Ó que saudade!!!
Teresinha Schuenker

Anônimo disse...

Desci um sem número de vezes nesta estação. Daí eu e meu primo Geraldo Cunha, íamos a pé até S. Vicente da Estrela. Lá morava minha tia Judite dos Passos, diretora de uma escola. Assim fazíamos todas as férias.
Andrelino Roque Da Chaga