segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESTAÇÃO SOSSEGO - Localizada em comunidade do Município de Santana do Deserto.

Matéria atualizada em 05 de agosto de 2025.

Acima e na sequência abaixo, a Estação de Sossego em minha segunda visita, em julho de 2025.






Um “anexo” da Sede Social foi construído bem ao lado da Estação.
Do outro lado do “anexo”, a antiga Casa de Turma.

Na sequência abaixo, a Estação de Sossego em minha primeira visita, em dezembro de 2012, quando nela funcionava o Posto de Saúde Comunitário.

A Estação de Sossego na década de 1940, com seu nome ainda escrito "Socego" no dístico. Acervo Manoel Monachesi. 








Estação SOSSEGO



Município de Santana do Deserto-MG
Linha de Caratinga – Km 162,160 (1960)
Estação inaugurada em: 13 de maio de 1879.
Estive no local em: dezembro de 2012 e julho de 2025.
Uso atual: Em minha primeira visita, nela funcionava o Posto de Saúde Comunitário. Em minha segunda visita funcionava uma sede social.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

Cia. União Mineira (1879-1884)

E. F. Leopoldina (1884-1975)

RFFSA (1975-1994)






HISTÓRICO:

Uma das oito Estações Ferroviárias localizadas no Município de Santana do Deserto, a pequena Estação Sossego segue bela e imponente.

Inaugurada em 1879, a Estação vem dos tempos da Estrada de Ferro União Mineira, quando seu primeiro prédio foi construído em madeira. Não se sabe a data da construção do prédio atual, com certeza, já construído pela E. F. Leopoldina.

Poucos dias depois de minha última visita à Estação Sossego, recebi mais uma preciosidade do amigo Paulo Neiva Pinheiro: uma página de um Guia de Estações da Estrada de Ferro Leopoldina onde aparece mais uma Parada em Sossego: a Parada Granato, localizada 150 metros da Estação SossegoChegando à comunidade vindo da Parada São Marcos, encontramos a Parada Granato  e, saindo da Estação Sossego em direção à Estação Pequeri, encontramos a próxima Parada: Parada Laticínios  240 metros à frente

Ou seja, o Trem fazia três paradas em 340 metros de distância da primeira para a terceira, demonstrando a força da produção rural na época da ferrovia. 

 

A ESTAÇÃO:

Em minha primeira visita a Estação de Sossego em dezembro de 2012 vindo da sede do Município - Santana do Deserto - passei pelo pequeno distrito de mesmo nome, encontrando a bela Estação, na época em cores diferentes das de 2025.

Na primeira visita o prédio da antiga Estação Ferroviária estava em boas condições e nele funcionava o Posto Comunitário de Saúde Luiz Barbosa da Silva, inaugurado em 2007.

Bem próxima à Estação encontrei também a antiga Casa de Turma, utilizada como residência.

Em meu retorno à Estação Sossego em julho de 2025, fiquei feliz por encontrá-la ainda bela e em novas cores, agora sendo usada como sede social. A urbanização da pequena comunidade melhorou muito. Foi também a oportunidade de observar tudo com mais detalhe, como prédios históricos que remontam aos tempos da ferrovia, além de poder fotografar a Estação de forma detalhada e em vários ângulos.

Da plataforma da Estação ainda é possível sentir aquela gostosa sensação do trem se aproximando, já que o antigo leito - mesmo sem trilhos - está intacto. Olhando tanto para um lado, quanto para o outro, a imaginação nos leva a velhas viagens...

Nos dias de hoje, a comunidade possui boa infraestrutura, como uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil bem próximo à antiga Estação. É basicamente isto: uma pequena comunidade onde a via principal é o antigo leito ferroviário, leito este transformado em estrada rural na maioria do percurso.


A Estação de Sossego neste belo registro de Marco Antônio Francisco feito em março de 2016.


Na sequência abaixo, mais alguns registros da Estação de Sossego em minha segunda visita, em julho de 2025.








Acima e abaixo, ao lado da Estação vemos a antiga Casa de Turma, hoje moradia popular. Fotos de 2012.


Já em 2012, logo depois da Casa de Turma estava a quadra poliesportiva e o parque infantil da pequena e agradável comunidade.







Atualmente a comunidade possui boa infraestrutura, uma quadra poliesportiva e um parque infantil bem próximo da antiga Estação. 



Próximo à Estação, histórico prédio que remonta aos tempos da ferrovia.



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estação SANTANA DO DESERTO - Antiga Cândido Ferreira.


Matéria atualizada em 20 de agosto de 2025.

Acima e nas seis fotos abaixo, registros que fiz em minha última visita à Estação de Santana do Deserto, em julho de 2025.






Abaixo, registros que fiz em minha primeira visita à Estação de Santana do Deserto, em dezembro de 2012.






A Estação de Santana do Deserto neste belo registro de Marco Antônio Francisco feito em março de 2016.


Vista aérea da Praça Central de Santana do Deserto. 







Estação SANTANA DO DESERTO
Antiga Cândido Ferreira



Município - Santana do Deserto-MG
Linha de Caratinga – Km 151,464 (1960)
Altitude: 476m.
Estação inaugurada em:  05 de agosto de 1904.
Estive no local em:  dezembro de 2012 e julho de 2025. Além das fotos que fiz, esta matéria conta também com as contribuições dos amigos da página.
Uso atual: Moradia Familiar. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)






A ESTAÇÃO:

Estação de Santana do Deserto foi inaugurada em 1904, sob o nome de Cândido Ferreira.

Originalmente os Trens da E. F. União Mineira partiam da Estação de Serraria passando pela primitiva Estação de Silveira Lobo chegando à Estação de Sossego, de onde seguiam para Bicas e São João Nepomuceno.

Após a aquisição da E. F. União Mineira pela Leopoldina Railway, a nova Companhia Ferroviária construiu uma nova linha partindo de Três Rios indo em direção a Bicas e Ubá, abandonando o trecho que vinha de Serraria, onde ficava também a primeira Estação de Silveira Lobo. Neste novo trecho, construíram as Estações de Piracema, Praia Perdida, Ericeira, passando também pela recém-inaugurada Estação Cândido Ferreira (primeiro nome da Estação de Santana do Deserto) chegando à nova Estação de Silveira Lobo.

O Município de Santana do Deserto foi criado em 1953, mas sua Estação já havia recebido este nome em 1940.

Hoje a antiga Estação tornou-se moradia familiar e encontra-se em boas condições, apesar de estar um pouco escondida pelas árvores bem próximas e por pequenos prédios anexos a ela. Tanto que, ao passar por Santana do Deserto indo para Ericeira, nem vi a Estação, só a encontrando em meu retorno.

Além das fotos que fiz em minhas duas visitas, esta matéria contou também com as importantes contribuições de Marco Antônio Francisco; Jean Ferreira Cerqueira e Hugo Caramuru.

 

HISTÓRICO:

Fato curioso é que, apesar de ser uma pequena e aconchegante cidade, Santana do Deserto possuía ao todo 8 Estações em seu território nos tempos da E.F. Leopoldina. São elas: Ericeira, Silveira Lobo, São Marcos, Granato, Sossego, Laticínios, sua própria Estação na sede do Município e a Estação de Serraria, que atendia à E.F. União Mineira e ainda hoje atende à Central/MRS. Isso sem contar com a primitiva Estação de Silveira Lobo. Tanto que, ao chegar a Santana do Deserto pelo acesso principal vindo da BR-040 e de Silveira Lobo, vemos várias placas com motivos de promoção turística destacando alguns de seus prédios históricos e algumas de suas Estações aparecem nelas.

Após passar pela Estação que está logo na entrada da cidade, chegamos à sua bela praça central onde se destacam a Igreja Matriz e próximo a ela, um Casarão de arquitetura belíssima.


Abaixo, a Estação de Santana do Deserto em mais um belo registro de Jean  Ferreira Cerqueira.


Abaixo, mais alguns registros da Estação de Santana do Deserto em minha primeira visita, em dezembro de 2012.










Passageiros esperando na Estação, ainda com o nome Cândido Ferreira. Foto do acervo de Hugo Caramuru.



Próximo à Estação, a bela praça onde vemos a Igreja Matriz - foto acima - e um belo casarão onde funciona um Posto dos Correios - foto abaixo.