terça-feira, 2 de setembro de 2025

Estação PARADA GRANATO - Uma das oito Estações do município de Santana do Deserto.

Acima e abaixo, o belíssimo prédio da Parada Granato, uma das oito Estações do município de Santana do Deserto.

Abaixo, um recorte do Goolge Maps com a localização das três Paradas Ferroviárias: Parada Granato, Estação Sossego e Parada Laticínios.




Estação PARADA GRANATO



Município de Santana do Deserto-MG
Linha de Caratinga – Km 162,013 (1960)
Estação inaugurada em:  ? 
Estive no local em: julho de 2025.
Uso atual: Em minha visita havia uma placa de uma igreja.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

E. F. Leopoldina ( ? -1975)

RFFSA (1975-1994)




HISTÓRICO:

Chegamos a mais uma das oito Estações Ferroviárias localizadas no Município de Santana do Deserto: Parada Granato.

Ao chegar a Sossego vindo da Parada São Marcos em minha última visita à Estação, em julho de 2025, um prédio imponente e belo despertou minha atenção. À Princípio, pensei ser mais uma daquelas belas e históricas edificações dos primeiros tempos da ferrovia.

Poucos dias depois desta última visita à Estação Sossego, recebi mais uma preciosidade do amigo Paulo Neiva Pinheiro: uma página de um Guia de Estações da Estrada de Ferro Leopoldina onde aparece mais uma Parada em Sossego: a Parada Granato, localizada a 150 metros da Estação Sossego, até aqui desconhecida por mim.

Ou seja, vindo da Parada São Marcos, quando se chega a Sossego logo encontramos um belíssimo e histórico prédio: a Parada Granato  e, saindo da Estação Sossego em direção à Estação Pequeri240 metros à frente se chega à próxima Parada: Parada Laticínios

Portanto, o Trem fazia três paradas em 340 metros de distância da primeira para a terceira, demonstrando a força da produção rural de Sossego na época da ferrovia. 

 

A ESTAÇÃO:

Quando falamos em "Parada" pensamos logo naquela pequena plataforma com sua também pequena cobertura, mas na verdade trata-se de um belíssimo e histórico prédio - no porte de uma Estação Ferroviária - que devia ser um armazém para estocagem de grandes produções – provavelmente agrícolas – daquela comunidade. Em minha última visita a Sossego, sem saber que se tratava de uma antiga Parada Ferroviária, resolvi fazer as fotos da Parada Granato aqui apresentadas, pois o prédio é de uma arquitetura tão singular que é impossível passar por ali sem que ele não desperte nossa atenção.

Espero retornar em breve para pesquisar mais sobre ele e fotografá-lo com mais detalhe.


Abaixo, a página do Guia de Estações da Estrada de Ferro Leopoldina onde aparece mais uma Parada em Sossego: a Parada Granato, localizada 150 metros da Estação Sossego, até aqui desconhecida por mim.



Acima e abaixo, a Parada Granato. Na foto acima, seguindo à esquerda, chega-se à Estação Sossego, localizada 150 metros à frente.

Nenhum comentário: