sábado, 6 de setembro de 2025

Estação PARADA BELA AURORA - Outra Parada Ferroviária até aqui desconhecida. Dela não sobrou nada.

Acima e na sequência abaixo, registros de Da Silva Junior, que não encontrou nenhum vestígio de plataforma da Parada Bela Aurora em sua mais recente visita ao local, em agosto de 2025.




Abaixo, registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em outubro de 2022. Ele também não encontrou nenhum vestígio de plataforma da Parada Bela Aurora, mas ela ficava neste local.

A passagem de nível em Bela Aurora.




Próximo à Parada Bela Aurora, Paulo Neiva Pinheiro encontrou este belo pontilhão, linda obra de arte centenária da E. F. Leopoldina.

Aqui passavam os Trens da Linha do Litoral. Os trilhos ainda estão por lá... 




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Estação PARADA BELA AURORA


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Município: Mimoso do Sul-ES

Linha Do Litoral - Km 420,263 (1960)

Altitude: 53 m

Estação inaugurada em: ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Demolida e sem vestígios.

Situação Atual – Tráfego suspenso, com trilhos. 


E. F. Leopoldina ( ? -1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior estiveram na Parada Bela Aurora em datas distintas - Paulo Neiva em outubro de 2022 e Da Silva Junior em agosto de 2025 - desvendando mais uma Parada que até aqui era desconhecida, trazendo as fotos apresentadas nesta matéria.

A Parada Ferroviária Bela Aurora existia para embarque não só de pessoas, mas também de produtos agrícolas provenientes de uma ou mais fazendas da localidade próxima à Mimoso do Sul-ES. A Parada provavelmente foi demolida e não deixaram muitos vestígios de sua existência, mas segundo o Livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 e o Google Maps, era esta a sua localização. Se havia uma plataforma para embarque dos produtos, não sabemos, como também não sabemos sua data de construção nem demolição. Segundo relatos de moradores locais existia também uma Caixa d’água próxima ao rio para abastecimento das Locomotivas à Vapor, também já demolida.

Para Paulo Neiva e Da Silva Junior a Parada Bela Aurora onde era feito o embarque de cargas e pessoas era próxima à passagem de nível existente no local, mas foi difícil precisar exatamente o local exato, pois o mato tomou conta de grande parte do local. A linha corre junto ao rio Muqui do Sul e tem um belo pontilhão centenário muito bonito nas proximidades. No Livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 podemos ver ela listada no KM 420.263.


A Parada listada no livro e grifada de vermelho por Paulo Neiva, juntamente com sua quilometragem.


Na sequência abaixo, mais alguns registros de Da Silva Junior.





Paulo Neiva encontrou esse trilho fincado que poderia ser um indicativo da antiga Parada. Só tem ele nessa direção.

Um pequeno Pontilhão nas proximidades de onde pode ter sido a pequena Parada Ferroviária descrita no Guia das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.


Os trilhos tomados pelo mato.

Já colocaram uma cerca de arame na área.

Ruínas de uma Fazenda próxima ao local da Parada...teria sido a Parada criada para atendê-la?


Seriam pedras da antiga Plataforma? E será que havia mesmo uma?

Pelo GPS, a Parada ficava próxima a esse belo Pontilhão, mas não existe mais nenhum vestígio aparente da mesma. 

Rio Muqui do Sul.


Para Paulo Neiva, parece que aqui era o local da Caixa de água já demolida.


Pedras que aparentam ser da base da Caixa de água que existia no local e aproveitava a água do Rio.



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