Acima e nas duas fotos abaixo, registros de Da Silva Junior, que não encontrou nenhum vestígio de plataforma da Parada Paulicéia em sua ao local, em agosto de 2025.
Estação PARADA PAULICÉIA
inhuma
Município: Mimoso do Sul-ES
Linha Do Litoral - Km 415,036 (1960)
Altitude: 28 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Da Silva Junior.
Uso atual: Demolida e sem vestígios.
Situação Atual – Tráfego suspenso, com trilhos.
E. F. Leopoldina ( ? -1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Da Silva Junior esteve na Parada Paulicéia em agosto de 2025 desvendando mais uma antiga Parada que até aqui era desconhecida, trazendo as fotos apresentadas nesta matéria e seu relato sobre a visita...
"Segundo histórico, a Parada foi fundada
em 1902. Nela era escoada a produção agrícola e o Café da Fazenda Pratinha.
Segundo dizem, seu proprietário dia ser natural de São Paulo, por isso teria homenageado
a Parada em alusão a cidade de São Paulo - Pauliceia.
Da Parada infelizmente não
encontramos nenhum vestígio. A Parada realmente sumiu, mas este era o local
onde ela ficava."
A Parada listada no livro e grifada de vermelho por Paulo Neiva Pinheiro, juntamente com sua quilometragem.
Na sequência abaixo, mais alguns registros da onde teria sido a Parada Paulicéia, de Da Silva Junior.
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