terça-feira, 29 de janeiro de 2013

EQUIPE DE SOCORRO DE BICAS - Importante e bem sucedida atuação, numa sensacional seqüência fotográfica.





Hoje apresento uma sequência fotográfica maravilhosa e importantíssima que passa a fazer parte de nosso acervo e que também ficará exposta no Memorial do Ferroviário Biquense, localizado na antiga Estação Ferroviária de Bicas. 
Uma importante doação da família do Sr. Jair de Melo, ferroviário que por muitos anos atuou como socorrista na Equipe de Socorro das Oficinas de Bicas.
Trata-se de uma sequência realmente fantástica, onde vemos a equipe ainda em Bicas, partindo para mais um importante atendimento a uma composição acidentada na região de Santa Helena, primeira estação após a saída de Bicas em direção a Pequeri.
Na sequência fotográfica vemos o árduo trabalho da equipe, que encontrou Locomotiva e Vagão descarrilados, virado ao lado da linha férrea.
Ao final do trabalho, a equipe comemora junto à Locomotiva Diesel GE U12 número 2018, o sucesso em mais um grandioso resgate.


























domingo, 27 de janeiro de 2013

ESTAÇÃO PENHA LONGA - Pequeno, mas belo prédio localizado no Município de Chiador.


Matéria atualizada em 06 de julho de 2025.

Acima e na seqüência abaixo, registros que fiz em minha última visita à Estação de Penha Longa em junho de 2025.






Abaixo, a belíssima Ponte de Santa Fé, localizada entre a Estação de mesmo nome e a de Penha Longa. Foto que fiz em junho de 2025.

A belíssima estrutura feita em pedras de outra Ponte localizada no mesmo trecho ferroviário. Foto feita em junho de 2025.

Nas três fotos abaixo feitas em março de 2019 pela ONG Amigos do Trem, a "nova Estação de Penha Longa" após a bela restauração, pronta para atender ao Trem Turístico Rio-Minas.








Estação PENHA LONGA




Município: Chiador - MG
Linha Auxiliar – Km 191,135 (1928).
Altitude: 305,100m.
Estação inaugurada em:  09 de julho de 1887.
Estive no local em: dezembro de 2012 e junho de 2025.
Uso atual: Estação ainda em boas condições após reforma realizada em 2018, visando seu uso no atendimento ao Trem Turístico Rio-Minas, da ONG Amigos do Trem. 
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas. 


E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)



A ESTAÇÃO:

A pequena Estação de Penha Longa foi inaugurada em 1887 no Ramal de Porto Novo, da E. F. Dom Pedro II, passando ao controle da Leopoldina na década de 60, junto com todo o antigo Ramal de Porto Novo.

Estação de Penha Longa está bem no centro da comunidade de mesmo nome, Distrito de Chiador, diferente da Estação principal do município, que está localizada bem afastada da área urbana. 



HISTÓRICO:

Quando estive pela primeira vez em Penha Longa em dezembro de 2012, o prédio encontrava-se abandonado, onde se via uma placa bem antiga afixada como sendo de uso da Assembléia de Deus, mas era possível perceber que a antiga Estação já havia perdido parte de sua cobertura - o interior encontrava-se descoberto e ao tempo. Felizmente ela foi totalmente restaurada em 2018, oque pode ser visto nas fotos de março de 2019, com a Estação já pronta para atender ao Trem Turístico Rio-Minas, cujo projeto é ligar a cidade de Três Rios-RJ a Cataguases-MG, aguardando autorização do DNIT para iniciar sua operação. 

Retornei à Penha Longa em junho de 2025 encontrando a Estação ainda em boas condições de conservação, oportunidade em que também fotografei a bela Ponte Metálica de Santa Fé e também as belíssimas estruturas feitas em pedras de outra Ponte localizada no mesmo trecho ferroviário.



Na seqüência abaixo, mais alguns registros que fiz em minha última visita à Estação de Penha Longa em junho de 2025.








Abaixo, a Ponte de Santa Fé, localizada entre a Estação de mesmo nome e a de Penha Longa, em junho de 2025.


Acima e abaixo, a mesma Ponte de Santa Fé em registros de Ricardo Raipp feitos em novembro de 2019.

Abaixo, a mesma Ponte em belo registro de Moysés Barbosa.  


Na seqüência abaixo de novembro de 2019, uma valiosa contribuição do amigo Ricardo Raipp.




Na sequência abaixo, fotos feitas em minha primeira visita a Penha Longa em dezembro de 2012. Na época a Estação estava abandonada. 

  



Na foto abaixo podemos perceber que o interior da Estação encontrava-se descoberto observando os vidros no topo de sua porta de acesso.




Na sequência abaixo, as belíssimas estruturas feitas em pedras de outra Ponte localizada no mesmo trecho ferroviário. Fotos feitas em junho de 2025.







Nas três fotos abaixo, uma Passagem de Nível localizada próxima à Estação de Penha Longa.