domingo, 9 de setembro de 2012

ESTAÇÃO ERICEIRA - No Município de Santana do Deserto-MG.

Matéria atualizada em 15 de agosto de 2025. 


Acima e na sequência abaixo, registros que fiz em julho de 2025. A antiga e bela Estação onde funcionava um restaurante estava fechada e o prédio à venda.





O mato estava tomando conta da parte interna, sendo difícil identificar sua plataforma.



Nas duas fotos abaixo a bela Estação de Ericeira, registros de Humberto Carino Moreira feitos em julho de 2012 quando nela funcionava um restaurante.



Abaixo, outro belo registro, desta vez de Marco Antônio Francisco, que visitou Ericeira em março de 2016.


Abaixo, a bela contribuição de Ricardo Raipp, que esteve em Ericeira em janeiro de 2021.


"Ontem & hoje" da Estação de Ericeira: acima, antigo registro de um tempo em que os Trens passavam por ali. 
Abaixo, foto que fiz em minha primeira visita, em janeiro de 2013, quando ainda funcionava o restaurante e pude fotografar sua plataforma e o antigo leito ferroviário.


Acima e abaixo, registro nos dois sentidos de um antigo corte por onde passava o leito ferroviário, hoje transformado em rodovia que liga Santana do Deserto a Ericeira.






Estação ERICEIRA




Município: Santana do Deserto-MG
Linha de Caratinga – Km 142,516 (1960)
Altitude: 300m.
Estação inaugurada em:  5 de agosto de 1904.
Estive no local em:  janeiro de 2013 e julho de 2025. Além das fotos que fiz, esta matéria contou também com as valiosas contribuições de Humberto Carino Moreira, Marco Antônio Francisco e Ricardo Raipp. 
Uso atual: Fechada. Em 2025 o prédio se encontrava à venda. 
Situação Atual – Ramal erradicado e sem trilhos.

Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)




HISTÓRICO:

Inicialmente a Estrada de Ferro União Mineira construiu uma linha que partia da Estação de Serraria ligando a mesma a Bicas.

Com a aquisição desta linha pela E. F. Leopoldina, o pequeno trecho partindo de Serraria foi desativado e uma nova linha foi construída unindo Três Rios diretamente a Bicas, passando pela Estação de Santana do Deserto e pela Estação de Ericeira, ambas abertas em 1904.

Por ali passaram Trens até a metade da década de 1970.

 

A ESTAÇÃO:

Localizada no Município de Santana do Deserto, inicialmente a postagem sobre a Estação de Ericeira aconteceu após a valiosa contribuição do amigo Humberto Carino Moreira, outro pesquisador ferroviário que percorreu a região em julho de 2012 e nos enviou os belos registros que ilustram esta matéria. Pelas fotos de Humberto Carino é possível perceber que o prédio da antiga Estação encontrava-se muito bem cuidado, com comércio de plantas e um aconchegante restaurante.

Após a valiosa colaboração de Humberto Carino, tive a oportunidade de visitar pessoalmente a Estação de Ericeira em janeiro de 2013. Na antiga Estação ainda funcionava um bar e restaurante, além de ser a porta de entrada para o aconchegante Recanto da Estação, lugar realmente belo e bem equipado com pousada, restaurante, piscina e área para churrasco, além de oferecer belas opções de lazer como caminhadas ecológicas e cavalgadas.

Em seguida, contei mais uma vez com as valiosas contribuições de Marco Antônio Francisco e Ricardo Raipp em novas fotos da Estação.

Por fim, retornei à Estação de Ericeira em julho de 2025, quando não foi mais possível fotografar a parte de dentro da Estação, pois infelizmente ela estava fechada. O belo restaurante também foi fechado e o prédio estava à venda. A antiga Estação ainda se encontra em boas condições, apenas com a parte de dentro sendo tomada pelo mato, sendo difícil identificar sua plataforma.





Abaixo, mais alguns registros que fiz em julho de 2025, quando a antiga e bela Estação já estava fechada e o prédio à venda.







Na sequência abaixo a bela Estação de Ericeira, registros de Humberto Carino Moreira, em julho de 2012.









Na seqüência abaixo, registros de minha primeira visita, em janeiro de 2013, quando ainda funcionava um restaurante na antiga Estação. Um Lugar realmente aconchegante e belo.














Acima e abaixo, mais registros nos dois sentidos de um antigo corte por onde passava o leito ferroviário, hoje transformado em rodovia que liga Santana do Deserto a Ericeira.


Na foto abaixo, de julho de 2012, a antiga Casa de Turma próxima à Estação de Ericeira.



Abaixo, provavelmente um antigo Armazém de mercadorias e produtos localizado bem próximo à Estação de Ericeira. Foto de 2013.


O mesmo Armazém em 2025.


Neste ângulo, é possível ver a Estação de Ericeira ao fundo.


Na chegada a Ericeira, as ruínas de uma bela Capela, no alto de um pequeno monte. Registros de 2013.




As ruínas da mesma Capela, no alto de um pequeno monte. Registro de 2025.


Folder de 2013 do Recanto da Estação, uma bela pousada com várias opções de lazer.