quinta-feira, 15 de agosto de 2019

140 anos da ESTAÇÃO DE BICAS. Começam as atividades para celebrar esta grande data!





A antiga Estação Ferroviária de Bicas - Patrimônio Histórico de nossa cidade - completará 140 anos em setembro. Nela hoje funciona a rodoviária municipal, o Centro Histórico José Maria Veiga, o Memorial Ferroviário e uma loja de artesanato dos artistas biquenses.
Para comemorar esta importante data, estão sendo preparadas diversas atividades e eventos pela Secretaria de Cultura e pela Secretaria de Educação.

Fazendo parte destas atividades, fui convidado pela Secretária de Educação a contar para as crianças e adolescentes, alunos das escolas municipais, esta bela história: “A importância da ferrovia para a criação e existência de nosso Município. Assim nasceu Bicas”
História que começa com a cultura do café, plantado em grande escala no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira. A necessidade de transportar toda a produção ao porto no Rio de Janeiro para ser levada para Europa que fez nascer a ferrovia em nossa região, bem como nossa Estação Ferroviária e conseqüentemente o Município de Bicas.
Oportunidade de levar os alunos a uma verdadeira viagem no tempo; de como Bicas foi escolhida para receber nossa estação, acontecimento fundamental para a criação de nosso Município. Falar da importância de nossa oficina ferroviária, da reconhecida capacidade e competência dos ferroviários biquenses, conhecidos como “os grandes artistas ferroviários”.
Até aqui foram 12 agradáveis encontros com aproximadamente 230 crianças e adolescentes de nossas Escolas Municipais que se entusiasmaram viajando no tempo e na história da ferrovia em Bicas, de sua importância para o nascimento e desenvolvimento de nossa cidade.
Os encontros continuam na próxima semana!
Além destes encontros, está sendo preparado pelas escolas municipais um verdadeiro “desfile temático” para o dia 7 de setembro.
A grande aniversariante, nossa antiga Estação Ferroviária, já passa por reformas para a realização de um belo evento comemorativo na noite de 9 de setembro, quando ela receberá os ferroviários biquenses, familiares e representantes daqueles que já não estão mais conosco.

E não para por aí!
A apoteose desta comemoração histórica acontecerá em outubro, na Semana Cultural que as escolas municipais já estão preparando cujo tema é “140 anos de nossa Estação Ferroviária e a importância da Ferrovia para o nascimento e desenvolvimento de Bicas”.

Não dá para dimensionar minha alegria por estar participando de tudo isso, o melhor e mais emocionante reconhecimento de todo o trabalho realizado aqui na página otremexpresso!
















3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Amarildo. Seu trabalho é admirável.Nota-se nele a preocupação em revelar seu amor pela bela época em que o barulho dos trens, que tanta vida trazia à cidade, acha-se guardado em seu coração e você mostra isto com inigualável perfeição. Como esquecer essa época tão feliz? Obrigada por nos fazer reviver tão bela página de nossa cidade.

Secretaria de Educação de Bicas disse...

Parabéns, Amarildo!

Grande momento de valorização de nossa história e de produção de conhecimentos. Nossos jovens estudantes estão tendo uma oportunidade ímpar de estudo sobre o tema.
Agradecemos por esse trabalho espetacular!

SÔNIA REGINA
DIRETORA PEDAGÓGICA
SME- BICAS

SÔNIA REGINA DA SILVA disse...

Parabéns, Amarildo!

Grande estudo de valorização de nossa história e de produção de conhecimentos. Nossas crianças, jovens e adultos estão tendo uma oportunidade ímpar de ensino e aprendizagem.
Agradecemos por sua parceria contribuindo pela qualidade da educação de nosso município.

Atenciosamente,

Sônia Regina
Diretora Pedagógica
SME- BICAS