terça-feira, 27 de maio de 2025

ESTAÇÃO VARGEM ALTA - Fechada, mas em bom estado de conservação.

Acima e nas três fotos abaixo, a Estação de Vargem Alta sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro.

A Estação com o logo da FCA em 2010. Foto Roberto Sarti.

Nas três fotos abaixo, a Estação de Vargem Alta sob o olhar de Da Silva Junior.

Da Silva Junior e a Estação de Vargem Alta.

Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Vargem Alta.




guiomar


Estação VARGEM ALTA-ES


jacigua



Município: Vargem Alta-ES

Linha Do Litoral - Km 520,122 (1960)

Altitude: 614 m

Estação inaugurada em: 19 de agosto de 1924.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Fechada e sem uso, mas em bom estado de conservação.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 


Cia. E. F. Sul do Espírito Santo (1924-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e de Da Silva Junior, chegamos à Estação de Vargem Alta.

Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação de Vargem Alta em 2022 e traz seu relato...

“A Estação de Vargem Alta foi inaugurada em 1924. Após a privatização, funcionou por algum tempo como Estação da FCA (hoje VLI) - atual concessionária da linha. Em 2019 estava fechada, mas ainda bem conservada. Seguindo o traçado da Linha do Litoral rumo ao Espírito Santo, Vargem Alta é a próxima cidade depois de Cachoeiro de Itapemirim com uma boa estrutura. Lá se encontra pousadas, hotéis, restaurantes, farmácias, bancos etc… Foi lá que pernoitei nesta expedição. Tem um clima agradável.” 


Da Silva Junior esteve na Estação Guiomar em maio de 2018, durante um Ferrotrekking de 60 km em dois dias e traz seu relato...

"Registros feitos em 05 de maio de 2018. Finalizando 70 km de Marechal Floriano x Vargem Alta em dois dias, recorde pessoal meu no Ferrotrekking, pois hoje é impossível fazer em dois dias. Fundada em 1924 pela Cia Leopoldina Railway Company, com os declínios do Café e outras mercadorias durante a Segunda Guerra, a Cia Inglesa com déficit entregou a Ferrovia para o Governo da época pra se livra de dívidas. Em 1957 criou-se a RFFSA - Rede Ferroviária Federal AS. Em 1991 resolveram acabar com o transporte de passageiros e em 1995 a ferrovia foi concessionada pela FCA - Ferrovia Centro Atlântica. Depois de 2011 outra Concessão veio a VLI que abandonou a ferrovia.”


Nas quatro fotos abaixo, a Estação de Vargem Alta e seu pátio de manobras sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro.


Possível Casa de Turma ou Casa do Agente da Estação próxima à Estação.



Nas três fotos abaixo, detalhes da Estação de Vargem Alta, por Paulo Neiva Pinheiro.




Nas quatro fotos abaixo, a Estação de Vargem Alta, seu pátio de manobras e um veículo de manutenção de linha da VLi. Fotos de Da Silva Junior.




Estacionado no pátio da Estação, um Troller abandonado. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.



2 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhei muitos anos nesta estação, antes de sair reformamos a mesma, continua bonita e preservada.
Givanildo Barboza Silva

Anônimo disse...

Vargem Alta, boas lembranças deste local! Grande abraço Amarildo e parabens pelo belo trabalho de resgate!
Paulo Neiva Pinheiro