quinta-feira, 6 de junho de 2024

ESTAÇÃO CORDEIRO - De lá partia o Ramal de Macuco.

 Acima e nas fotos abaixo, a Estação de Cordeiro, hoje Terminal Rodoviário - fotos de Paulo Neiva Pinheiro.



Paulo Neiva Pinheiro na Estação de Cordeiro em agosto de 2022.




cantagalo


Estação CORDEIRO


monnerat



De Cordeiro para o Ramal de Macuco

macuco

    


Município: Cantagalo-RJ (1875-1943); Cordeiro-RJ (à partir de 1943)

Linha do Cantagalo – Km 200,588

Altitude:  486m

Estação inaugurada em:  30 de outubro de 1885. 

Data de construção do prédio atual: Entre 1935 e 1942.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em agosto de 2022. 

Uso atual: Terminal Rodoviário.

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.


E. F. Cantagalo (1875-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1967)



HISTÓRICO:

A Estação de Cordeiro foi inaugurada em 1875. Ali era o ponto de bifurcação da Linha do Cantagalo, onde tinha início o Ramal de Macuco, um curto ramal de 20 km que seguia para a cidade de Macuco. A Linha do Cantagalo - mais longa - chegava até a Estação de Portela, às margens do rio Paraíba do Sul.

Com a suspensão do tráfego de trens na Linha do Cantagalo, a Estação foi fechada em julho de 1964.
Em 30 de maio de 1967, o trecho de Conselheiro Paulino até Portela foi oficialmente suprimido.

 

A ESTAÇÃO:

O prédio atual da Estação de Cordeiro foi construído entre 1935 e 1942 sendo que, até o ano de 1943, Cordeiro era distrito do Município de Cantagalo.
Após a Linha do Cantagalo ser oficialmente suprimida, a antiga Estação de Cordeiro permaneceu fechada por algum tempo, até ser transformada em terminal rodoviário local. Já em 2006 ela estava bastante descaracterizada, como também pode ser visto nas belas fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em agosto de 2022.  


Na sequência abaixo, a Estação de Cordeiro em fotos de Paulo Neiva Pinheiro.







2 comentários:

Anônimo disse...

Estive aí no ano passado, essa estação, hoje rodoviária esta muito bonita e bem cuidada, a noite ela fica toda iluminada, apesar de bem descaracterizada.
Márcio Cardoso

Anônimo disse...

Sempre muito bom poder contribuir com esse rico site montado por vc que ajuda preservar nossa história ferroviária!
Paulo Neiva Pinheiro