sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

ESTAÇÃO TRIUNFO - Prédio hoje transformado em Pousada/Restaurante.

 Acima, foto de Paulo Neiva Pinheiro onde vemos o prédio da antiga Estação de Triunfo com segundo pavimento, funcionando como Pousada/Restaurante nos dias atuais.

Abaixo, belo registro de Luiz Antônio Mathias Netto, onde vemos a Estação de Triunfo em sua configuração original.



Na sequência abaixo, a antiga Estação em belos registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2022. 








parada-carocango

 

TRIUNFO-RJ

 Antiga ITAPUÁ


usina-conceicao

 

   

Município: Santa Maria Madalena-RJ

Ramal Sta. Maria Madalena - Km 306,661 (1960)

Altitude: 44 m

Estação inaugurada em:  23 de março de 1879.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos da página Paulo Neiva Pinheiro e Marco Antônio Francisco.

Uso atual: Pousada e Restaurante.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1891)

E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1966/7)





HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”

 

A ESTAÇÃO:

Com importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e Marco Antônio Francisco chegamos à Estação de Triunfo. 

A Estação já foi chamada "ITAPUÁ" por um tempo, como também chegou a ter seu nome escrito "TRIUNPHO". 

A Estação de Triunfo chegou a ser - mesmo que por curto período - o ponto final do Ramal Ferroviário, que foi estendido em seguida até o entroncamento de Trajano de Morais. Os Trens passaram pela Estação de 1879 até 1965, ano em que voltou a ser ponto final, já que em 31 de agosto de 1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros até o entroncamento de Trajano de Morais; Santa Maria Madalena e Manoel de Morais. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez.

Nos dia de hoje, a antiga Estação passou por reformas e adaptações ficando descaracterizada, mas ainda é possível identificar a antiga plataforma de embarque/desembarque. Foi construído um segundo pavimento e transformada em Pousada/Restaurante. 


Nos quatro registros abaixo de Marco Antônio Francisco feitos em 2021, a antiga Estação  passava por reformas e já estava com segundo pavimento e já funcionava como Pousada/Restaurante. 





Na sequência abaixo, a antiga Estação em detalhes - registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2022. Neles, é possível identificar a antiga plataforma de embarque/desembarque. 







A caixa d’água, próxima à antiga Estação. Difícil afirmar que seja dos tempos da ferrovia, mas parece estar no mesmo local em que existiu a caixa d'água original de ferro.



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