Acima, foto de Paulo Neiva Pinheiro onde vemos o prédio da antiga Estação de Triunfo com segundo pavimento, funcionando como Pousada/Restaurante nos dias atuais.
Abaixo, belo registro de Luiz Antônio Mathias Netto, onde vemos a
Estação de Triunfo em sua configuração original.
TRIUNFO-RJ
Antiga ITAPUÁ
Município: Santa Maria Madalena-RJ
Ramal Sta. Maria Madalena - Km 306,661 (1960)
Altitude: 44 m
Estação inaugurada em: 23 de março de 1879.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos da página Paulo Neiva Pinheiro e Marco Antônio Francisco.
Uso atual: Pousada e Restaurante.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1891)
E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1966/7)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias,
de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava Entroncamento
(Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em
1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E.
F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina,
foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais.
Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma
linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo
após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907
à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de
Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho
sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais.
Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de
passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era
alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou,
entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda
funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua
desativação, os trilhos foram arrancados.”
A
ESTAÇÃO:
Com importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e Marco Antônio Francisco chegamos à Estação de Triunfo.
A Estação já foi chamada "ITAPUÁ" por
um tempo, como também chegou a ter seu nome escrito "TRIUNPHO".
A Estação de Triunfo chegou a ser - mesmo
que por curto período - o ponto final do Ramal Ferroviário, que foi
estendido em seguida até o entroncamento de Trajano de Morais. Os
Trens passaram pela Estação de 1879 até 1965, ano em que voltou a ser ponto
final, já que em 31 de agosto de 1965, o trecho a partir de Triunfo foi
suprimido para trens de passageiros até o entroncamento de Trajano de Morais;
Santa Maria Madalena e Manoel de Morais. Em 1966 ou 1967, o que restava do
Ramal acabou de vez.
Nos dia de hoje, a antiga Estação
passou por reformas e adaptações ficando descaracterizada, mas ainda é possível
identificar a antiga plataforma de embarque/desembarque. Foi construído um
segundo pavimento e transformada em Pousada/Restaurante.
Nos quatro registros abaixo de Marco Antônio Francisco feitos em
2021, a antiga Estação passava por reformas e já estava com segundo pavimento e já funcionava como
Pousada/Restaurante.
Na sequência abaixo, a antiga Estação em detalhes - registros de
Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2022. Neles, é possível identificar a antiga plataforma de embarque/desembarque.
A caixa d’água, próxima à antiga Estação. Difícil afirmar que
seja dos tempos da ferrovia, mas parece estar no mesmo local em que existiu a caixa d'água original de ferro.
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