Acima e abaixo, a falta de fotografias da época, assim como a falta de documentação nos deixa a dúvida cruel: teria sido aqui o Posto Telegráfico Usina Conceição? A julgar pelas suas características arquitetônicas, é uma grande possibilidade.
O alicerce feito com trilhos é uma pista, uma evidência de que pode ter sido ali o Posto Telegráfico.
Acima, foto antiga da Usina Victor Sence ainda em funcionamento, onde
podemos ver o antigo Posto Telegráfico bem em frente à planta industrial.
Abaixo, um recorte da foto destacando o antigo Posto Telegráfico Usina Conceição circulado em verde, que atendia à Usina
Victor Sence.
Nas três fotos abaixo, outra construção que também poderia ter sido
perfeitamente o PT. Se olharmos com atenção podemos ver um trilho à mostra que
foi usado na construção do imóvel, o que também pode ser uma boa pista.
Hoje a Usina está abandonada e é proibido entrar nela para fazer
qualquer tipo de registro. Bem que eu tentei! Ao fundo algumas casas da antiga
Vila Operária.
POSTO TELEGRÁFICO USINA CONCEIÇÃO-RJ
Município: Conceição de Macabu-RJ
Ramal Sta. Maria Madalena - Km 297,803 (1960)
Altitude: 36 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo da página Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Não conseguimos confirmar se ainda existe.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1891)
E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1966/7)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o
site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava
Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha
entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e
Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de
posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897
a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça
havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo
outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria
Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era
Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro
trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de
Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de
passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era
alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou,
entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda
funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua
desativação, os trilhos foram arrancados.”
A
ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com a
contribuição do amigo Paulo Neiva Pinheiro, chegamos
à Estação Posto Telegráfico Usina Conceição. Segue o relato de sua visita...
“Segundo
o livro G1-Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, havia um Posto
Telegráfico na Usina Victor Sence: o Posto Telegráfico Usina Conceição. Mas o mesmo
aparentemente já foi demolido não se sabe a data.
Dentro da
Usina encontrei um prédio ainda de pé que poderia ter sido este PT, mas a
existência de poucas fotos e documentações não me deixa ter certeza absoluta se
é realmente ele ou não. Mesmo existindo indícios, não há uma prova concreta de
que realmente seja ele. As pessoas com quem conversei no local me disseram ter
chegado lá nos anos 80. Disseram que até trabalharam na Usina e que hoje moram
nas casas da antiga Vila Operária, mas que chegaram provavelmente após a
desativação do Posto Telegráfico, não podendo me responder com precisão.
O fato é que ali existiu um Posto Telegráfico muito provavelmente para ter comunicação da Usina com outras Estações como Conde de Araruama e locais de onde vinham as cargas de cana de açúcar que a Usina processava - como Macabuzinho, por exemplo - onde também havia uma Estação Ferroviária.”
Aqui embaixo dessas árvores passava a linha que seguia para dentro da Usina.
Aqui nesse matagal era o leito ferroviário onde as Locomotivas
seguiam para a Usina para descarregar a cana de açúcar.
Aqui, nessa pracinha em frente à Usina, era o antigo leito
ferroviário.
Aqui onde está este canteiro era o leito ferroviário.
Uma das casas da antiga Vila Operária.
Nas três fotos abaixo, registros históricos da Usina Victor Sence ainda em funcionamento.
Aqui a Avenida Victor Sence onde o trem vinha da Estação de
Conceição de Macabú em direção ao PT Usina Conceição, no bairro hoje conhecido
como Usina.
Na foto abaixo, uma casa que tem as características de uma Casa de Turma da
Leopoldina. Teria sido a casa de turma de manutenção da via permanente? Pelo seu estilo e suas colunas em relevo, parece
que sim.

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